Incidência de raios vai aumentar em Franca neste verão, segundo INPE

  • mmargoliner
  • Publicado em 11 de dezembro de 2016 às 10:25
  • Modificado em 11 de dezembro de 2016 às 10:25
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Franca registra, segundo o ELATI, a incidência de 8,11 descargas por km quadrado ao ano

Franca é a 806ª em incidência de raios entre os 5.561 municípios brasileiros (Foto Reprodução)

O Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) mostra, em estudo, que Franca está numa região onde ocorrerão mais incidências de descargas atmosféricas (raios) neste verão. 

Os resultados da nova pesquisa mostram que durante eventos de El Niño muito fortes, como o que está ocorrendo, o aumento na ocorrência de tempestades não fica restrito a região sul do país e também deve atingir a região sudeste (onde estamos) e parte da região centro-oeste. 

A pesquisa foi baseada em dados da ocorrência de tempestades no verão nestas regiões desde 1950 e sua relação com diversos eventos históricos de El Niño de diferentes intensidades.  

Franca é a 806ª em incidência de raios entre os 5.561 municípios brasileiros. A cidade registra, segundo o ELATI, a incidência de 8,11 descargas por km quadrado ao ano. 

No Estado de SP a capital do calçado está classificada como a 309ª entre 645 cidades. Em síntese, em Franca, caem muitos raios, segundo os dados históricos do INPE. 

Fotógrafo flagrou o momento exato em que raios caiam na zona rural de Franca (Foto Levi Fanan)

MORTES POR RAIOS

Estudo, realizado pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT), compara dados do primeiro levantamento de mortes por raios, referente ao período de 2000 a 2009, com dados do segundo levantamento, referente ao período de 2000 a 2014. 

Os resultados evidenciam que as mortes por raios no Brasil estão diminuindo e o perfil e região das fatalidades estão mudando. No primeiro levantamento eram 132 casos de mortes por raios em média por ano contra 111 no segundo. 

As vítimas também têm diminuído de idade consideravelmente. Nos primeiros dez anos 40% das vítimas tinham até 24 anos, já nos últimos 15 anos o número passou para 68%. As circunstâncias das mortes também alteraram. 

DENTRO DE CASA

Os dados mais recentes mostram que mais pessoas têm morrido dentro de casa, 12% no primeiro levantamento contra 19% no segundo, e praticando atividades de agropecuárias (19% contra 25%). 

“Esses números mostram que mesmo dentro de casa existem riscos de ser atingido por um raio e é necessário que as pessoas fiquem distantes de objetos ligados à rede elétrica ou rede telefônica durante tempestades”, comentou Osmar Pinto Junior, Coordenador do ELAT.  

COMO SE PROTEGER DOS RAIOS?

Os raios podem ser perigosos. Quando raios estão caindo próximo, você esta sujeito a ser atingido direta ou indiretamente por eles. A chance de uma pessoa ser atingida por um raio é algo em torno de 1 para 1 milhão. 

Entretanto, a maioria das mortes e ferimentos não são devido a incidência direta e sim a efeitos indiretos associados a incidências próximas ou efeitos secundários dos raios e efeitos secundários normalmente associados com incêndios ou queda de linhas de energia induzidos por descargas que venham a atingir uma pessoa.

A corrente do raio pode causar sérias queimaduras e outros danos ao coração, pulmões, sistema nervoso central e outras partes do corpo, através de aquecimento e uma variedade de reações eletroquímicas. 

A extensão dos danos depende sobre a intensidade da corrente, as partes do corpo afetadas, as condições físicas da vítima, e as condições específicas do incidente. 

Cerca de 20 a 30 % das vítimas de raios morrem, a maioria delas por parada cardíaca e respiratória, e cerca de 70 % dos sobreviventes sofrem por um longo tempo de sérias seq üelas psicológicas e orgânicas. 

As seqüelas mais comuns são diminuição ou perda de memória, diminuição da capacidade de concentração e distúrbios do sono. No Brasil é estimado que cerca de 130 pessoas morrem por ano atingidas por raios e cerca de 500 ficam feridas. De modo a evitar os acidentes descritos acima, procure seguir as recomendações listadas abaixo.

QUAIS OS PRINCIPAIS CUIDADOS?

Se possível, não saia para a rua ou não permaneça na rua durante tempestades, a não ser que seja absolutamente necessário. Nestes casos, procure abrigo nos seguintes lugares: carros não conversíveis, ônibus ou outros veículos metálicos não conversíveis; em moradias ou prédios, de preferência que possuam proteção contra raios; em abrigos subterrâneos, tais como metrôs ou túneis; em grandes construções com estruturas metálicas; em barcos ou navios metálicos fechados; e finalmente em desfiladeiros ou vales.

Se estiver dentro de casa, evite: usar telefone, a não ser que seja sem fio; ficar próximo de tomadas e canos, janelas e portas metálicas; tocar em qualquer equipamento elétrico ligado a rede elétrica. 

Se estiver na rua, evite: segurar objetos metálicos longos, tais como varas de pesca, tripés e tacos de golfe; empinar pipas e aeromodelos com fio; andar a cavalo; nadar; e ficar em grupos.

Se possível, evite os seguintes lugares que possam oferecer pouca ou nenhuma proteção contra raios: pequenas construções não protegidas, tais como celeiros, tendas ou barracos; veículos sem capota, tais como tratores, motocicletas ou bicicletas; estacionar próximo à árvores ou linhas de energia elétrica.

Se possível, evite também certos locais que são extremamente perigosos durante uma tempestade, tais como: topos de morros ou cordilheiras; topos de prédios; áreas abertas, campos de futebol ou golfe; estacionamentos abertos e quadras de tênis; proximidade de cercas de arame, varais metálicos, linhas aéreas, trilhos e árvores isoladas; estruturas altas, tais como torres, linhas telefônicas e linhas de energia elétrica

Se você estiver em um local sem um abrigo próximo e sentir seus pêlos arrepiados ou sua pele coçar, indicando que um raio esta prestes a cair, ajoelhe-se e curve-se para a frente, colocando suas mãos nos joelhos e sua cabeça entre eles. Não deite-se no chão.

COMO PROTEGER SEUS APARELHOS DOMÉSTICOS?

Os pára-raios instalados no alto de casa e edifícios evitam a destruição, incêndios e riscos para as pessoas, mas não garantem, sozinhos, a proteção de eletrodomésticos e equipamentos elétricos.

Os picos de tensão são provocados, principalmente, por raios ocorridos em locais distantes e conduzidos pela rede elétrica até o interior das edificações. Esse tipo de descarga elétrica não é protegido pelos pára-raios externos e, sim, pelos varistores instalados dentro das residências.


+ Tempo