Inchaço corporal: problema é comum e pode ser evitado facilmente

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 9 de dezembro de 2017 às 11:03
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:28
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Diversas são as causas do problema, principalmente a ingestão de determinados alimentos

Certamente você tem ou pelo menos já teve inchaço corporal alguma vez. Então sabe o quanto que ele incomoda, as roupas ficam mais apertadas, pernas e pés pesados, abdome distendido. 

Sabe aquela barriguinha de inchaço abdominal que não vai embora de jeito algum? Pois é, você pode estar alimentando o problema e nem sabe.

Essa retenção de líquidos corporais podem ter causas diversas, desde alterações hormonais, sobrepeso, intoxicação por metais tóxicos, intoxicação por parasitas, até mesmo o consumo de algumas bebidas e também de alguns alimentos

Alguns alimentos, como brócolis, feijão, cebola, repolho, leite e couve, além de fast foods e refrigerantes, que são ricos em sódio, são mais difíceis de serem digeridos pelo nosso organismo, fazendo com que o intestino tenha que fermentá-los para facilitar a sua absorção. Com essa fermentação, o corpo se enche de gases que podem levar ao inchaço. O abdominal, também chamado de distensão abdominal, acontece quando a área da barriga fica maior que o normal, problema que afeta de 10 a 30% dos adultos. O inchaço corporal é um problema para quem está querendo uma aparência mais seca, porque, muitas vezes, a pessoa está até mais inchada do que acima do peso.

Os alimentos para combater o inchaço são, especialmente, aqueles ricos em água. Eles ajudam a aumentar a produção de urina e reduzir a retenção hídrica. Os alimentos ricos em fibras combatem a prisão de ventre, também diminuindo o inchaço e as dores abdominais. Há ainda os probióticos, que mantêm o bom equilíbrio de bactérias benéficas no intestino.

É preciso consumir no mínimo dois litros de água diariamente para um bom funcionamento dos rins, sistema circulatório e linfático. A ingestão de água também é um grande auxílio no processo de eliminação de toxinas.

Alguns alimentos são extremamente prejudiciais à saúde como um todo, porém a ingestão deles está diretamente ligada ao inchaço corporal e, por isso, devem ser evitados a todo o custo:

– Bebidas gaseificadas, elas possuem pH muito ácido

– Bebidas enlatadas ou em caixinha, elas contém excesso de conservantes

– Alimentos com excesso de sal refinado (sódio): embutidos, biscoitos, temperos prontos, sopa/macarrão instantâneo, molhos prontos

– Alimentos com corantes artificiais como balas, gelatinas e refrigerantes


+ Saúde