Inadimplentes de 41 a 50 anos já somam 20% do total, segundo Serasa

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 28 de agosto de 2019 às 01:03
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:46
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Inadimplência entre os idosos foi a que mais cresceu em 1 ano: 3,5 vezes mais do que a população como um todo

A cada cinco inadimplentes no Brasil, um deles tem entre 41 e 50 anos. São 12,6 milhões de pessoas, ou 20% do montante total daquelas que deixaram de honrar seus compromissos financeiros, segundo dados de junho de 2019 da pesquisa da Serasa Experian. 

A inadimplência entre os idosos foi a que mais cresceu em um ano, 3,5 vezes mais do que a população como um todo. Ao todo, eles são 9,6 milhões, representando 15% do total de 63,4 milhões de inadimplentes no país. Esse é o novo recorde da série histórica, iniciada em março de 2016.

O economista da Serasa Experian, Luiz Rabi contextualizou: “o principal motivo para as altas taxas de inadimplência ainda é o desemprego entre todas as faixas etárias. Apesar de uma pequena diminuição nas taxas nos últimos quatro meses, isso não necessariamente significa que as pessoas começaram a pagar suas dívidas em atraso. Elas acabam, na verdade, priorizando as despesas mais básicas, como alimentação, bebidas e saúde.”

Com a renda reduzida, uma alternativa possível é a busca de um resgate financeiro por meio de seus familiares, que acabam assumindo empréstimos que comprometem a própria renda, motivo pelo qual a população idosa se torna cada vez mais inadimplente. 


+ Economia