Imaginação: O que é, tipos e como controlá-la para ser uma coisa a seu favor

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 15 de novembro de 2019 às 23:48
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:02
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Descubra o que é a imaginação, como funciona e seus tipos. Aprenda 4 jeitos de equilibrar e trabalhar a mente

A imaginação é uma característica de seres humanos, principalmente, por sermos seres vivos pensantes. Ou seja, temos consciência, e ela é grande responsável por essa atividade.

Dessa forma, o uso da imaginação é diário e continuo. E além disso, ele é também diferente em cada individuo, varia em cada fase da vida e quando bem administrada pode permitir que tenhamos maior controle sobre vários âmbitos das nossas vidas.

Por ser tão extensa e magnificamente rica, o poder dessa atividade mental vale a pena ser explorado e conhecido de perto. Com isso, você adquire ainda mais sabedoria e, sobretudo, um dos mais importantes, que é o autoconhecimento.

Então, por isso você confere agora tudo sobre esse poder mental humano, que apesar de muito conhecido, é um mistério. 

Desde o conceito, as várias formas e maneiras infalíveis de controlá-la, fazendo assim que você tenha um crescimento intelectual avançado.

Como dito anteriormente, ela é uma especificidade do ser humano, aliás de todos. E vária de pessoa para pessoa, em alguns casos pode ser mais intensa e em outros um pouco ausente. 

Ainda mais quando se adiciona criatividade, o que faz com que se explore ainda mais a imaginação.

Principalmente, se você estimulá-la positivamente. Pois assim as possibilidades de se ter pontos de vistas distintos aumenta, e com isso o otimismo também e, inclusive a conscientização.

Tipos de imaginação

1.Imaginação efetiva

Essa imaginação é a que, basicamente, dá origem a novos conceitos e ideias. É muito flexível, podendo estar em constante mudança, permite alterações e pode levar a outros tipos de imaginação. 

Além disso, ela pode nascer ou ser guiada de pensamentos aleatórios, que normalmente são baseados em experiências passadas.

2.Construtiva ou intelectual

Usamos quando desenvolvemos diferentes teses para uma informação, ou seja, quando pensamos em diferentes possibilidades. 

No entanto, é originada apenas de uma ideia. Por isso, pode demorar muito tempo para ser desenvolvida, igualmente a um estudo ou tese.

3.Fantasiosa

É uma imaginação criativa, costuma ter vários tipos de ideias, como, histórias, poemas e peças de teatro.

Podem se originar de experiências pessoais como também pode ser fruto de uma vontade. É ferramenta principal, basicamente, de escritores, dançarinos, artistas e músicos.

4.Empatia

Esta é a parte que nos conecta com outras pessoas, pois permite que você sinta ou imagine o que a outra pessoa está sentindo. Ou seja,  é a nossa compaixão,  que faz com que possamos ver diferentes realidades e perspectivas.

5.Estratégica

Uma habilidade de analisar e diferenciar oportunidades, trazendo a situação para dentro da sua mente separando o que seria benefício e o maleficio. Com isso, pode ser vista como uma dadiva e sabedoria.

Essa linha de imaginação é formulada a partir da cultura pessoal, experiências de vida, crenças e costumes.

6.Emocional

Parte essencial, pois assim podemos reconhecer quando devemos ter cada sensação. Por exemplo, o medo precisa que se tenha uma reação de temor, assim como o ódio tem que remeter a algo repulsivo.

Por isso, essa é uma das partes da imaginação mais poderosas que há, além de se ter fácil domínio sobre ela.

7.Sonhos

Essa é a parte em que o inconsciente se manisfesta demonstrando sentimentos ou sensações por meio de imagens, ideias ou emoções que ocorrem durante alguns períodos do sono.

8.Reconstrução da memória

Esse é um processo de recuperação de memorias que podem ser, basicamente, pessoas, objetos ou até mesmo eventos.Como já dito, anteriormente, a memória é constituída de conhecimentos adquiridos durante a vida.

Com isso, são crenças ou verdades pessoais, que são influenciadas pela emoção.​

(Com informações da Universia)


+ Comportamento