Ilhas Virgens perde voo e Seleção Brasileira de Basquete vence por WO

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 17 de setembro de 2018 às 07:54
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:01
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Os jogadores do Franca que estão na seleção serão liberados hoje pela comissão técnica

O duelo entre Brasil e Ilhas Virgens, em Goiânia, pelas Eliminatórias Fiba para a Copa do Mundo, não irá acontecer. 

Após confusão com vistos para entrada no País, a seleção caribenha perdeu sua conexão em Bogotá, na Colômbia, e não chegou a tempo a Goiânia para o duelo marcado para às 21h deste domingo, na Arena Goiânia. 

Com a situação, a seleção brasileira fez apenas o protocolo oficial da partida, apresentando-se em quadra no horário previsto, quando foi oficialmente decretado o W.O e a vitória por 20 a 0 conforme prevê o regulamento geral da Federação Internacional de Basquete.

Ilhas Virgens não tinham visto para entrada no Brasil e agora perderam conexão — Foto: Divulgação/Fiba

A vitória dá dois pontos ao Brasil, sendo a primeira da segunda e decisiva fase das Eliminatórias. 

Já Ilhas Virgens, além da derrota por W.O. para o Brasil, deve ser eliminada do torneio pela Fiba.

A entidade estuda a situação e já sinalizou a atitude em conversa com dirigentes da CBB. 

Em seu site oficial, a Fiba diz que irá estudar as circunstâncias que causaram a situação. 

Se for excluída, os demais quatro jogos que a equipe faria seriam assinalados como W.O. e vitórias por 20 a 0 dos seus rivais. 

O time já havia sido derrotado em quadra pela Venezuela, na quinta-feira, em Caracas. 

Os jogadores do Brasil serão liberados pela comissão técnica. O treino da manhã deste domingo, agendado para às 11h, nem foi realizado. 

Os atletas estão em início de temporada na Europa e no Brasil e cada um seguirá o seu caminho. O dinheiro dos ingressos será devolvido aos torcedores pela empresa responsável pela comercialização.

O problema com a seleção caribenha começou na sexta-feira logo pela manhã, quando a delegação, ainda em Caracas, na Venezuela, se deu conta de que precisaria de vistos para embarcar ao Brasil para o jogo de domingo.

Para resolver a situação de forma emergencial, a Confederação Brasileira de Basketball entrou em contato com o COB e com o Itamaraty. Membros do time foram até Houston, nos Estados Unidos, e conseguiram o visto.

Porém, no sábado, a delegação perdeu a escala em Bogotá, na Colômbia, com destino ao Brasil, e não haveria tempo útil para a chegada em Goiânia para a partida. 

Apenas dois atletas chegaram no sábado. Mesmo que chegasse na segunda-feira, apenas seis jogadores viriam ao Brasil, segundo Carlos Fontenelle, secretário geral da CBB. 

O acontecimento também pode trazer punições futuras para o basquete do país caribenho. Vale lembrar que o presidente da Fiba Américas, Usie Raymond Richards, é natural das Ilhas Virgens.

“Desde quinta-feira a situação é extremamente tensa. Tivemos a informação de que não tinham o visto. No escritório, fizemos contato com o COB e o Itamaraty e na sexta-feira os vistos saíram. Agora fomos surpreendidos que eles teriam perdido a conexão e chegariam com um número menor de jogadores mesmo na segunda-feira. Um torneio desse porte, não pode acontecer isso. Seguindo o protocolo, o Brasil se apresenta, a bola é levantada e vencemos o jogo por 20 a 0. A Fiba inclusive citou que estuda também a eliminação deles do torneio”, citou Carlos Fontenelle.

Terceiro colocado do Grupo F, com o Canadá liderando e a Venezuela em segundo, o Brasil volta a jogar pelas Eliminatórias no dia 30 de novembro, uma sexta-feira, contra a República Dominicana, em casa. 

Depois, no dia 2 de dezembro, novamente com o mando de quadra, a seleção pega o Canadá. 

As duas partidas ainda não têm local definido, mas podem acontecer em São Paulo. 

Depois disso, a seleção joga a partida final diante da República Dominicana, fora de casa, em fevereiro. 

O jogo de volta contra as Ilhas Virgens, caso o time tenha a eliminação confirmada, será computado como W.O. também. 

Três seleções de cada grupo avançam para a Copa do Mundo em 2019. 

O melhor quarto colocado também. O Grupo F tem EUA, México, Panamá, Uruguai, Argentina e Porto Rico.


+ Basquete