Igrejas de Franca se adaptam na pandemia para continuar nutrindo a fé

  • Entre linhas
  • Publicado em 1 de junho de 2020 às 10:31
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:47
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Canais digitais estão sendo usados para transmissão de missas, reuniões, momentos de oração, palestras, etc

Transmissão de missa via Youtube (Foto: Reprodução)

Por ocasião do isolamento social em que a sociedade vive, provocado pela pandemia da COVID-19, também a Igreja Católica precisou se adaptar, a fim de que pudesse ter mínimas condições de continuar nutrindo a fé dos fiéis.

Em Franca, a realidade presente tem levado à descoberta e desenvolvimento de novos métodos e estratégias, impulsionando à novas experiências. 

Desta forma, a quase totalidade das paróquias da Diocese de Franca (que abrange 19 municípios) tem lançado mão das transmissões (algumas diárias) ao vivo da Missa pelas redes sociais e canais no youtube em canais próprios. 

Estes canais estão sendo utilizados também para a transmissão de lives, momentos de oração (Terço Mariano, Terço da Misericórdia, Oração da Liturgia das Horas, Novenas, Tríduos), reuniões de oração em grupos, palestras, e outras iniciativas. 

Também tem sido aproveitados os espaços oferecidos pelas rádios católicas e comerciais para a evangelização.

O Portal Diocesano de Comunicação é o canal que reúne as informações gerais dos trabalhos que são desenvolvidos em nível paroquial e diocesano, mostrando assim o rosto da diocese.

“A Igreja segue tentando utilizar-se dos meios e pessoas para evangelizar neste tempo, passando para o virtual a celebração litúrgica, cume da vida cristã. Mas é importante salientar que há uma relação profunda entre o que a Igreja celebra e a vida. Ela valoriza o virtual mas não se esquece do presencial. Valoriza o mistério, a Eucaristia, a presença do outro”, observa o Pe. Ferdinando Henrique Pavan Rubio, Assessor Diocesano da Pastoral da Comunicação da Diocese de Franca.

Transmissão missa Igreja Santa Rita (Foto: Reprodução)

Ele completa: “Portanto, o essencial será sempre vivido presencialmente e o resto de forma virtual. Pós-pandemia, guardando o essencial – sendo Cristocêntrica, a Igreja será convidada a se reinventar”.


+ Religião