IBGE suspende Censo 2020: concurso com 208 mil vagas é cancelado

IBGE decide adiar realização do Censo Demográfico deste ano para 2021 em virtude do Coronavírus

Postado em: em Economia


A informação saiu no começo da noite de terça-feira (17) por meio da assessoria de imprensa do órgão, que julgou necessária a medida tendo em vista as orientações do Ministério da Saúde relacionadas ao quadro de emergência causado pelo Coronavírus no país. 

Assim, o IBGE vai adiar a realização do Censo para 2021.

O grande processo seletivo aberto no país, que tinha 208 mil vagas para Agentes e Recenseadores foi também cancelado - veja nota abaixo. 

Os candidatos que já efetuaram o pagamento da taxa de inscrição serão reembolsados conforme as orientações a serem publicadas nos próximos dias pelo Cebraspe em seu site. 

O órgão citou a impossibilidade da realização, em tempo hábil, de toda a cadeia de treinamentos para a operação censitária deste ano, cuja primeira etapa se iniciaria em abril de 2020, de forma centralizada, e posteriormente replicada em polos regionais e locais até o mês de julho. 

Agora, o orçamento do Censo 2020 será utilizado em prol das ações de enfrentamento ao coronavírus. Em contrapartida, no próximo ano, o Ministério da Saúde realocará este mesmo para assegurar a realização do Censo pelo IBGE.

De modo a contemplar a data de referência dos últimos Censos realizados no Brasil, o próximo terá como data de referência o dia 31 de julho de 2021, com coleta de dados prevista entre 1º de agosto e 31 de outubro de 2021.

Veja o anúncio:


Artigos Relacionados