Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto realiza cirurgia inédita para surdez

  • Entre linhas
  • Publicado em 10 de julho de 2017 às 12:39
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:15
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Técnica desenvolvida na Dinamarca promete devolver a audição a pacientes com surdez parcial

Técnica implanta prótese auditiva no osso da cabeça do paciente (Foto: Valdinei Malaguti/EPTV)

As pessoas com surdez parcial podem comemorar. Uma nova técnica cirúrgica promete devolver a audição.

Realizada no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, essa técnica consiste em implantar uma prótese auditiva feita em titânio no osso da cabeça do paciente, atrás da orelha. O processador capta as ondas sonoras de maneira semelhante aos aparelhos auditivos convencionais.

Entretanto, em vez de serem enviadas através do canal auditivo, as ondas são transformadas em vibrações sonoras, que, por sua vez, são levadas pelo implante por meio do osso do crânio diretamente ao ouvido interno.

“A estimulação se faz diretamente para as células do ouvido interno, que transformam o som e depois será percebido pelo cérebro. Então, o indivíduo passa a ter uma resposta rápida e boa”, explica o otorrinolaringologista Miguel Angelo Hyppolito.

O médico diz que o maior benefício da técnica é a recuperação mais rápida do paciente, uma vez que a cirurgia pode ser feita com anestesia local, a partir de uma pequena incisão na cabeça. Entretanto, o paciente deve aguardar em média duas semanas até a ativação da prótese.

“Espera-se que em 15, 20 minutos, no máximo, você consiga realizar essa cirurgia. Ela vai ser feita em nível ambulatorial, onde o paciente é sedado simplesmente e tem a possibilidade de ir para casa no mesmo dia, não há necessidade de internação prolongada”, completa.

O médico destaca que o procedimento já está sendo realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas só pode ser feito em pessoas com perda auditiva decorrente de problemas no ouvido externo ou médio, ou ainda surdez unilateral.

A técnica já é realizada na Dinamarca, onde foi desenvolvida.


+ Cidades