Home office: como se organizar para render o máximo no trabalho

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 18 de abril de 2020 às 14:37
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:37
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​Com o trabalho em casa se tornando comum para muitas pessoas, é a hora de organizar sua vida profissional

​Com o trabalho em casa se tornando comum para muitas pessoas, é a hora de organizar sua vida profissional para mostrar o melhor de si mesmo para seus chefes.

Se você ainda estiver trabalhando do escritório, as mesmas dicas e truques são válidas. 

Desde zerar sua caixa de entrada até organizar seu espaço de trabalho, aqui estão  conselhos que farão deste ano o seu mais produtivo no trabalho até agora.

​Encontre um local tranquilo para trabalhar

Se você deseja que seu dia de trabalho seja produtivo – em casa ou no escritório –, você precisa encontrar uma área tranquila e configurada para trabalhar, em um lugar onde possa colocar seu laptop e equipamentos de trabalho sem medo de ser interrompido. 

O local deve ter acesso a Wi-Fi, além de uma cadeira ergonômica.

Mantenha o horário comercial

Somos criaturas de hábitos que geralmente prosperam quando se sabe o que esperar, assim, garanta que você cumpra um cronograma definido todos os dias. 

Ligue o computador sempre na mesma hora e finalize o trabalho ao final do dia no mesmo horário. 

Com a rotina, você se sentirá mais organizado e preparado para encarar as principais tarefas.

Não se distraia com tarefas não relacionadas ao trabalho

Considerando a quantidade de mudanças que estão acontecendo no momento, pode ser fácil distrair-se das tarefas do seu trabalho para fazer afazeres cotidianos (como fazer uma compra de supermercado on-line). 

Mas tentar se concentrar em tarefas externas ao trabalho ao mesmo tempo que gerencia sua carga profissional simplesmente não funciona (link em inglês). 

Reserve um tempo a cada dia de trabalho para resolver algumas tarefas da sua lista pessoal para que você mantenha tudo sob controle.

Defina horários para verificar o e-mail

O e-mail é um sugador de tempo (link em inglês), assim, os especialistas sugerem que você reserve alguns minutos a cada hora para verificar sua caixa de entrada em vez de deixá-la aberta para receber um alerta sempre que chegar uma nova mensagem.

Desconecte-se das redes sociais

Não há como se concentrar nas tarefas diárias se você tiver as abas do Instagram ou do Facebook abertas no seu computador. 

Algumas empresas até demitem funcionários (link em inglês) por passarem muito tempo on-line durante o expediente. Desligue os dois aplicativos até a hora do almoço.

Desative as notificações do telefone

Você realmente precisa saber que a Paula comentou sua foto do jantar ontem à noite
Não, claro que não. Todas essas notificações são apenas motivo de distração e levam à desorganização. Desative todos os alertas até que sua jornada de trabalho termine.


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