Hidratação da pele no inverno é um dos cuidados mais importantes

A mudança de temperatura afeta principalmente a pele, mas também unhas, cabelos e lábios

Postado em: em Beleza

O inverno está se aproximando e, com ele, as mudanças na temperatura. Isso afeta principalmente a pele, que é o órgão limite com o meio exterior. No inverno, transpiramos menos, produzimos menos oleosidade por meio das glândulas sebáceas e tomamos banho com água mais quente.

Menos oleosidade, menos suor, mais frio, maior evaporação da água, tudo isso provoca grande desidratação à pele e traz os sintomas e sinais relacionados à sua falta. Esses fatos deixam a pele mais seca, sem brilho, descamativa e associada à coceira e à irritação.

Uma das doenças mais frequentes do inverno é o eczema xerótico, que se caracteriza por áreas ressecadas, descamativas com vesiculação e infecção secundária. A pele coça muito e apresenta verdadeiras feridas.

Além da pele, as unhas e os cabelos também ficam ressecados, e o couro cabeludo pode coçar e descamar, e a unha pode ficar com cutícula grossa e a região periungueal avermelhada e dolorida. Lábios podem ressecar, descamar e inflamar.

Doenças inflamatórias e descamativas como a psoríase costumam piorar no inverno, por isso a hidratação torna-se fundamental.

O cuidado mais importante em relação a essa época do ano é a hidratação da pele, que pode ser feita por meio de cremes, loções, óleos, ceras e pomadas.

O sabonete deve ser mais neutro, sem grande poder desengordurante. Escolher sabonetes preferencialmente líquidos e cremosos com características mais hidratantes e PH neutro.

Hoje o mercado também apresenta opções de hidratantes que podem ser usados durante o banho, com a pele úmida e até enxaguados logo após o uso. No inverno, é importante preservar a pele, tomando somente um banho por dia, rápido e com a água em temperatura intermediária.

Em relação aos cuidados com o rosto, muitas vezes os ácidos como retinóicos e glicólico precisam ser diminuídos ou descontinuados. O rosto deve ser hidratado de 1 a 2 vezes ao dia com cremes, hidratantes com ácido hialurônico, ceramidas, vitaminas, glicerina, peptídeos, entre outros. Os lábios precisam ser hidratados com cremes, ceras e óleos especiais. O filtro solar precisa estar presente todos os dias, com características hidratantes e emolientes.

Os xampus também precisam ser neutros ou calmantes, e máscaras hidratantes para os fios devem ser usados 2 a 3 vezes na semana.

As unhas e a cutícula precisam ser hidratadas e protegidas pelo menos 1 vez ao dia.

Caso ocorra coceira intensa e descamação, não usar medicações sem receita médica, pois alguns produtos anti-inflamatórios podem afinar a pele e causar aumentos de pelos e até estrias.


Artigos Relacionados