​Hackers clonam celulares de prefeitos da região. Não consta se o de Gilson foi

Políticos registraram ocorrência policial, já que amigos cadastrados estavam recebendo mensagens

Postado em: em Tecnologia

Os prefeitos Katiuscia Leonardo (Cristais Paulista) e João Batista Mateus de Lima (Santo Antônio da Alegria) denunciaram na polícia que seus telefones celulares foram clonados.

Os dois políticos tiveram que desligar os aparelhos e evitar que os hackers pudessem utilizá-los para qualquer tipo de golpe.

O primeiro a ser clonado foi João Batista, que só descobriu depois que vários amigos começaram a ligar falando que estavam recebendo mensagens, solicitando transferência de dinheiro. Depois foi a prefeita de Cristais, Katiuscia Leonardo. 

Eles procuraram a polícia para o registro da ocorrência e cancelamento da linha, mas sobretudo evitar qualquer tipo de golpe, já que o número era público. 

Não consta que o prefeito Gilson de Souza tenha tido seu celular clonado, mesmo porque ele dificilmente fala no celular.

Embora não tenha prestado queixa à Polícia, o prefeito de Igarapava, José Ricardo Rodrigues Mattar, afirmou a assessores que estava tendo problemas com seu celular, desconfiando que pudesse ter sido hackeado.

COMO EVITAR

Se você vive no celular e ele é o objeto mais importante da sua rotina, este texto vai te interessar! Já imaginou ter seu celular clonado por um hacker? 

Todas as suas informações como conversas de WhatsApp, e-mails, aplicativos de banco, expostos para fraudadores.

A clonagem de celulares é algo muito fácil de se fazer. E existem várias informações de como clonar um aparelho espalhadas pela internet. Para ajudar você a se proteger e ficar um passo à frente dos hackers, separamos dicas e orientações.

Como saber seu celular foi clonado

Existe uma série de situações que você precisa observar para saber se seu aparelho foi clonado ou não.

Primeiro passo é verificar se não existem novos aplicativos que você não instalou. Às vezes, em atualizações de software (sistema do aparelho), o fabricante acrescenta aplicativos novos ao celular.

Além de conferir os Apps, observe se há números desconhecidos em sua caixa de ligações recebidas.

Observe também se, ao fazer uma ligação, você escuta barulhos estranhos. Isto também indica a presença de hackers no seu aparelho.

Seu celular está mais lento? Isso pode acontecer se um aplicativo estiver sendo usado em segundo plano.

Aumento no seu uso de dados. Verifique o quanto de dados cada aplicativo consome. Se um aplicativo não muito usado estiver gastando mais dados, pode ser um fraudador.

Como se proteger

Primeira coisa a se fazer é verificar seu aparelho e seguir as dicas abaixo:

Baixe um aplicativo confiável de antivírus e apague todos os aplicativos que você considera estranhos;

Você pode também pode redefinir seu aparelho;

Se você receber um link por mensagem no seu celular que você acha estranho, não clique;

Ao carregar seu celular em um computador desconhecido, escolha a opção para apenas carregar e não compartilhe dados;

Não coloque a opção lembrar senha nos seus cadastros;

Desligue a opção de conexão automática de Wi-Fi,

Não faça compras online conectado em Wi-Fi público.

Por que é importante saber se seu número celular vazou na internet?

Depois de tudo, você agora sabe a importância de cuidar mais dos seus dados. Monitorar suas informações é essencial para estar no controle dos seus dados e poder tomar qualquer atitude caso necessário, antes que tenha grandes prejuízos.

Imagina saber que seu número de celular vazou na internet antes que um fraudador inicie seu golpe. Você já pode acionar a polícia e proteger suas informações.

Com o Serasa Antifraude Premium, você consegue monitorar se o número do seu celular, e-mail e números de documentos foram vazados na Dark Web. 


Artigos Relacionados