Guarda-roupa da mulher executiva se renova e passa a acompanhar a moda

  • Entre linhas
  • Publicado em 6 de outubro de 2016 às 17:46
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:58
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Guarda-roupa executivo do século 21 tem peças mais modernas, cores interessantes e acessórios charmosos

Moda profissional feminina se renova e traz ainda mais sensualidade e charme às mulheres

Foi-se o tempo de tailleurs conservadores, calças amplas e sem corte, ombreiras grandes e cores sem graça no guarda-roupa profissional de mulheres que trabalham em ambientes formais, como na área jurídica, financeira, secretariado e grandes empresas.

Um guarda-roupa executivo do século 21 tem, sim, peças mais modernas, cores interessantes e acessórios que fazem a diferença, sem nunca perder a adequação e a formalidade necessárias quando se está no topo. “Hoje, com a merecida conquista da mulher por espaço no mercado de trabalho, os códigos de vestimentas estão mais maleáveis e a mulher pode imprimir um estilo mais pessoal em suas roupas no ambiente corporativo”, reforça a consultora de moda Fabiana Guimarães.

Mas será que tudo é permitido? Ou ainda há algumas regras para se seguir? Para Fabiana existe, sim, um limitador em relação àquilo que a mulher pode ou não vestir no mercado de trabalho. “Não indico de forma alguma roupas decotadas e de comprimento curto para o trabalho. Afinal, o ambiente profissional por mais descontraído que seja, pressupõe cuidado com a aparência e respeito para com os colegas e para com a empresa”, afirma.

Referência quando se fala em moda feminina para trabalho, as empresárias proprietárias da loja Estilo Clássico partem justamente desse pressuposto ao buscar nos principais centros de moda as peças que vão compor suas coleções, renovadas o ano todo.  “Acreditamos que uma profissional deva se vestir com elegância e modernidade. Por isso, acompanhamos as tendências da moda, sem sair do clássico”, destaca Silvana Freitas, empresária, que dirige desde a abertura, há 15 anos, a loja Estilo Clássico.

De olho no que está em alta, Silvana diz que a boutique já conta com a coleção Primavera/Verão 2017, e o que se vê são muitas cores, tecidos fluidos, estampas… Tudo isso mesclando com recortes diferenciados para “quebrar” a seriedade antes imposta aos looks de trabalho.

Cuidados com exageros

Talvez o maior pecado das vestimentas no mercado de trabalho sejam os extremos. A executiva moderna não precisa – e talvez nem deva mais – usar somente o terninho cinza, preto, marinho e o scarpin preto. Mas, igualmente, se vestir como se estivesse em plena festa ou balada também não combina. “Apesar dos tempos terem mudado – antigamente, usavam-se muitos conjuntos, hoje a roupa clássica ficou mais moderna e democrática — é preciso bom senso. Por exemplo, um look que cabe bem na maioria dos ambientes profissionais é uma calça flaire preta com uma blusa de seda nas cores da estação. Acompanhada de um cinto e salto, a profissional estará muito bem vestida, bonita e elegante”, comenta Silvana.

Entre as peças em alta estão as camisas em vários tecidos e modelos, vestidos, saias midi justas e godês e casacos (Foto: Ricardo Fernandes)

Ela acredita que no guarda-roupa feminino de trabalho não podem faltar algumas peças curingas, como camisa branca, calça preta e bege, regatas de seda e vestido tubinho. “Elas são fundamentais para o dia a dia no trabalho”, diz Silvana que, diante da grande demanda no mercado, pretende aumentar a variedade de marcas e produtos para melhor atender às necessidades de suas clientes. “Além disso, estamos com um projeto de modernizar a estrutura da loja, a fim de oferecer mais conforto e praticidade à nossa clientela, reforçando o tripé: bom preço, bom atendimento e qualidade”, revela.