Grupo antitabagismo de Sales Oliveira recebe inscrições até segunda, 22

  • Entre linhas
  • Publicado em 17 de outubro de 2018 às 16:58
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:05
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Terapia em grupo oferece apoio médico, enfermagem e psicológico para prevenção e abandono do cigarro

“É possível, sim, parar de fumar. Se eu consegui outros também podem parar”, diz o ex-prefeito de Sales Oliveira João Jeremias Garcia Neto (João da Ida), 61 anos, que concluiu o curso antitabagismo oferecido pela Prefeitura, através do Departamento de Saúde.

O tratamento é gratuito. As inscrições para a última turma de 2018 estão abertas nas unidades de saúde até nessa segunda-feira (22). Com seis reuniões, a terapia em grupo oferece apoio médico, enfermagem e psicológico para a prevenção e o abandono do tabagismo.

João realizou o tratamento há mais de um ano, acompanhado por sua esposa, a ex-primeira-dama, Marilena Gomes Garcia, 60 anos. Juntos, o casal é exemplo de persistência e superação por ter deixado o vício para cuidar da saúde.

“Fumei dos 15 aos 60 anos, uns três maços de cigarro por dia. Começamos o curso em setembro de 2017 e em 12 de outubro, no Dia de Nossa Senhora Aparecida, consegui parar de fumar”, conta João, satisfeito e orgulhoso pela conquista pessoal.

“Minha qualidade de vida melhorou muito, durmo melhor e o pigarro sumiu. Valeu a pena o curso, tanto que indico para muita gente. É espetacular, e a equipe da saúde é muito boa”, diz. “Minha turma de umas dez pessoas, uns oito conseguiram parar de fumar. O ruim e só no início, nos 15 primeiros dias, depois se torna fácil”.

“Não sinto falta do cigarro”

“Fumei durante 47 anos e hoje não trago mais nenhum cigarro. Não sinto falta”, diz a ex-fumante Marilena. Ela diz que começou a fumar quanto tinha 13 anos. “Meu pai sempre pedia para eu acender um cigarro. Então, eu ia ao fogão a lenha e acendia na brasa e, brincando, colocava na boca e fazia fumaça”.

Contente pelo objetivo alcançado, ela avalia de forma positiva o atendimento que teve na rede pública de saúde. “Os profissionais foram maravilhosos e fizeram a gente enxergar a realidade, tudo o que a gente já sabia, mas não aceitava porque o vício era maior e conseguiram nós conscientizar [sobre os maléficos do cigarro]”.

Quase 200 mil pessoas morrem no Brasil anualmente em decorrência de doenças provocadas pelo tabagismo. O vício é responsável por quase 50 doenças, principalmente as cardiovasculares, respiratórias e câncer e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), acaba matando mais que a malária, AIDS e tuberculose juntas.

De acordo com a coordenadora do programa, Rafaela Borges, apesar do fumo causar dependência, é possível, sim, parar de fumar. “O tratamento auxilia o fumante a desenvolver formas de parar e permanecer sem o fumo. Algumas vezes são necessários medicamentos, os quais são disponibilizados pelo SUS”. Mais informações pelo telefone 3852-0207.


+ Cidades