Governo não abre mão de dinheiro do leilão de usinas de Jaguara e Volta Grande

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 18 de agosto de 2017 às 12:54
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:18
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Ministro da Energia diz que está aberto à negociações, mas que só fechará acordo com garantias

O ​governo federal não pode abrir mão dos R$ 11 bilhões que pretende obter com o leilão de quatro hidrelétricas da Cemig que estão com concessões vencidas, disse nesta quinta-feira (17) o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho.

Ele afirmou, no entanto, que o governo está aberto a negociar com estatal mineira caso receba uma proposta que tenha garantia real de pagamento.

“Nunca estivemos fechados à negociação. O que falamos para a Cemig é que o governo não vai prescindir de receber os recursos este ano. Se a Cemig conseguir apresentar proposta de garantia real… vamos debater esse assunto”, declarou ele a jornalistas, após participar de evento em São Paulo.

Usina São Simão fica na divisa dos estados de Minas Gerais e Goiás

Necessidade de receitas

O governo quer leiloar em 27 de setembro as usinas São Simão, Jaguara, Miranda e Volta Grande, que somam 2,922 gigawatts em capacidade instalada e representam quase 50% do parque gerador da companhia.

Com dificuldades para fechar suas contas, o governo precisa dos recursos que serão obtidos no leilão. Nesta terça-feira (15), o governo federal revisou a meta fiscal de 2017 e 2018 e passou a prever um rombo maior nas contas públicas.

A Cemig afirmou na quarta-feira, sem dar detalhes, que tem a expectativa de fechar um acordo com governo federal até o início da próxima semana.


+ Economia