Governo de SP mapeia melhor negócio para abrir em cada região no estado

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 8 de dezembro de 2019 às 01:55
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:06
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Documento diz que Franca é famosa pela produção de calçado e principal área de produção de café do estado

​O Desenvolve SP, instituição financeira do governo de São Paulo, lançou um estudo que mapeia oportunidades de negócios e características econômicas das 16 regiões administrativas do estado. 

Elaborado pela Fundação Seade, ele leva em conta indicadores como geração de emprego, número de funcionários e faturamento das empresas locais e índices de desenvolvimento humano da população. 

O estudo evidenciou a relação do nível de avanço tecnológico com o desenvolvimento econômico e social das regiões. 

Regiões como as de Araçatuba, Bauru, Campinas, Central, Franca, Marília, Ribeirão Preto, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Sorocaba, e a Região Metropolitana de São Paulo possuem indústrias com maior desenvolvimento tecnológico e investimento em inovação.

“Não é à toa que estas regiões, já conhecidas por abrigar polos tecnológicos e centros de pesquisa de referência no país, apresentem também indicadores sociais mais elevados, como maior taxa de escolaridade, empregos e circulação de renda”, afirma Nelson de Souza, presidente da Desenvolve SP.

O estudo completo pode ser visto em: https://www.desenvolvesp.com.br/mapadaeconomiapaulista/

Confira características econômicas das regiões, além de algumas oportunidades de desenvolvimento e investimento delas, selecionadas com base no estudo.

Araçatuba

A região engloba 43 municípios e fica no oeste do estado. O estudo aponta que a indústria de papel e celulose recebeu investimentos nos últimos anos. 

Oportunidades: biocombustíveis couro e calçados alimentos. 

Barretos 

A região, formada por 19 municípios, se destaca pela agroindústria, principalmente de produtos ligados à cana-de-açúcar e laranja, além da carne bovina, em menor escala. 

Cita ainda o turismo como atividade importante, principalmente em Barretos, famosa pelo rodeio, exposições e festas rurais. 

Oportunidades: biocombustíveis químico plástico máquinas e equipamentos. 

Bauru

A região é formada por 39 municípios e se destaca pela produção de açúcar e álcool, além do setor de calçados, máquinas e equipamentos, e papel e celulose. 

Oportunidades: biocombustíveis e de geração de energia limpa exportação de produtos de alta intensidade tecnológica. 

Campinas 

A região, uma das principais do estado, reúne 90 municípios, com uma estrutura econômica diversificada, com indústria de atividades tradicionais e especializadas, como de ciência e tecnologia. 

O estudo ainda destaca a produção tecnológica por causa da concentração de centros de pesquisa e universidades, o que atrai empresas. 

Oportunidades: economia criativa, especialmente no setor de tecnologia da informação, medicamentos, instrumentos de controle para análise química e aparelhos ortopédicos, biocombustíveis, indústrias e serviços de telecomunicações, eletrônica e informática.

Central 

Com 26 municípios, entre eles Araraquara, Matão e São Carlos. a região possui atividades variadas, como produção de açúcar, suco de frutas, ração, indústria têxtil, minerais e máquinas. 

Há ainda a presença de setores de alta tecnologia, como um braço da Embraer, responsável pela montagem final dos aviões no município de Gavião Peixoto. 

São Carlos abriga importantes centros e institutos de pesquisa. 

Oportunidades: plástico químico material de transporte modernização da agropecuária biocombustíveis..

Franca 

A região é muito famosa pela produção de calçados, mas também é a principal área de produção de café do estado, além de possuir empresas de alimentos, como açúcar, suínos, leite e ração para animais. 

Somados, calçados e alimentos representam 70% das vagas de trabalho com carteira da região. 

Ainda assim, o estudo sugere investimento na inovação de calçados, como no design e novos materiais, e em equipamentos para modernização da produção do café. 

Oportunidades: pescados para exportação, especificamente tilápias, plástico e borracha, químico, têxtil, bebidas.

Itapeva 

A região ao sul do estado possui 32 municípios e tem a economia baseada na indústria de alimentos, além de ter um volume de investimentos na produção de papel e celulose. 

Também têm presença os setores de minerais não metálicos, químico, madeira e vestuário. 

Oportunidades: agricultura familiar de orgânicos em comunidades quilombolas, turismo ecológico. 

Marília 

Indústria de alimentos, carne bovina e álcool são as principais atividades da região, que possui 51 municípios. 

Oportunidades: investimento na renovação dos canaviais, com novas espécies, e em tecnologia na agricultura biocombustíveis.

Presidente Prudente 

Assim como outras regiões do oeste paulista, a economia é muito ligada à produção do açúcar e biocombustível. 

Com 53 municípios, também se destaca pela pecuária e produção de vestuário, couro, calçados e móveis. 

Como sugestão de áreas para investimento, o estudo aponta: investimento na renovação dos canaviais, com novas espécies, e em tecnologia na agricultura, biocombustíveis, Indústria de transformação (couros e calçados, minerais não metálicos, vestuário e confecções) 

Setores dinâmicos pelo faturamento: bebidas, químico, material de transporte, máquinas e equipamentos) 

Registro

Região mais ao sul do estado, com 14 municípios, ela conta com uma diversidade de segmentos, entre eles, agropecuária e agroindústria, pesca, cultivo de banana e chá, mineração, produtos químicos e turismo. 

Na última década, a exploração do pré-sal também tem servido de base para a estrutura industrial da região. 

Oportunidades: sustentabilidade ecológica, turismo e produção orgânica, processamento de chá, banana e outros produtos artesanais.

Ribeirão Preto 

A região tem uma economia diversificada em seus 25 municípios, ligada principalmente à cadeia do agronegócio, com produção de alimentos, máquinas e equipamentos.

Também têm destaque áreas de ciência, tecnologia e inovação, principalmente no campo da saúde e educação. 

Oportunidades: exportação de produtos hospitalares, instrumentos e aparelhos para odontologia, vacina veterinária e medicamento, estrogênio, centros de pesquisa de transgênicos e novas sementes.

Santos 

A região, com nove municípios, abriga o maior complexo portuário da América do Sul. Assim, segmentos como a siderurgia e construção de embarcações têm forte presença, também impulsionados pela exploração do pré-sal na Bacia de Santos. 

Oportunidades: construção civil e redes de hotéis em expansão, investimentos em negócios ligados ao pré-sal, investimentos em infraestrutura portuária e de transportes, ampliação e modernização de hospitais em Santos e Cubatão e implantação de cursos de Medicina em Cubatão e Guarujá

São José do Rio Preto 

Região marcada pela agropecuária, com produção de cana-de-açúcar, carne e laranja, além de indústrias de biocombustível, têxtil, móveis e produtos de metal. 

Também é a maior produtora de látex do estado, estimulando a implantação do setor de borracha na região, que tem 96 municípios. 

Oportunidades: investimento na renovação dos canaviais, com novas espécies, e em tecnologia, na agricultura, biocombustívei,s potencial de investimento na indústria de móveis.

São José dos Campos 

Conhecida pelo desenvolvimento da indústria tecnológica, é nessa região, com 39 municípios, que fica a Embraer e um conjunto de centros de pesquisa de alto nível.

É referência na exportação de aviões e automóveis, entre outros. 

Oportunidades: perspectiva de produção de novos modelos de automóveis, que podem reforçar o papel dessa indústria na economia da região, reaparelhamento das Forças Armadas e demandas internacionais, com tendência a impulsionar a indústria da defesa na região, investimento em estradas locais e ampliação do porto de São Sebastião, podendo gerar oportunidades para negócios relacionados.

São Paulo 

Responsável por mais da metade do PIB do estado, a Região Metropolitana de São Paulo tem 39 municípios. 

Um dos principais centros financeiros do continente também tem presença marcante da indústria e do setor de serviços.

Oportunidades: setor de cosméticos e perfumaria, e de tintas e resinas têxteis, economia criativa, exportações de alta tecnologia em medicamentos, turismo de negócios, serviços de alto valor agregado, como arquitetura, propaganda, publicidade, engenharia e tecnologia de informação.

Sorocaba 

A região é formada por 47 municípios e possui uma economia diversificada. Os destaques são para os setores eletroeletrônico, de alimentos, de máquinas e equipamentos, de metais, farmacêutico e o de couros e calçados. 

A indústria automobilística também está ampliando sua importância na economia regional juntamente com a de material de transportes e química. 

Oportunidades: embalagens e papel farmacêutico, couro e calçados, vestuário, eletrônicos, empresas do setor de produção de energia.


+ Economia