Governo de São Paulo lança Ranking Paulista de Energia por município

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 16 de dezembro de 2017 às 01:47
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:29
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

São dados de consumo por município de eletricidade, gás natural e comprimido, etanol e derivados de petróleo

A Secretaria de Energia e Mineração de São Paulo lançou nesta últimasexta-feira, 15 de dezembro, em seu site, o Ranking Paulista de Energia. A ferramenta on-line apresenta de forma dinâmica o consumo de eletricidade, gás natural, gás comprimido, etanol e derivados de petróleo dos 645 municípios paulistas.

Com acesso direto na área de Dados Energéticos do site da pasta, o usuário pode elencar os municípios por tipo de energético e conferir os dados dos últimos cinco anos.

Diferentemente do Anuário que apresenta o consumo dos municípios apenas em tonelada de óleo equivalente (toe), no ranking os dados de eletricidade são apresentados em megawatt-hora (MWh), o gás natural e o gás comprimido em metros cúbicos (m³), o etanol em litros (l) e os derivados de petróleo em toe.

O Ranking Paulista de Energia mostra também na unidade toe o total de energéticos consumidos no Estado somando energia elétrica, gás e derivados de petróleo. A participação das cidades no consumo total do Estado é apresentada em porcentagem na última coluna do ranking.

Essa ferramenta facilita o trabalho das prefeituras no desenvolvimento do seu planejamento energético e ambiental e também da iniciativa privada na realização de projetos que tenham a energia como insumo fundamental para seu desenvolvimento, explica o secretário de Energia e Mineração, João Carlos Meirelles.

De acordo com a ferramenta, excluindo-se o gás comprimido que é utilizado em apenas quatro municípios, a cidade de São Paulo lidera em 2016 o ranking como a principal consumidora de todos os tipos de energia no Estado. Já a vice-liderança das quatro fontes de energia é ocupada por municípios diferentes.

Na energia elétrica o segundo lugar é ocupado pela cidade de Alumínio, no gás natural aparece Santo André, no etanol está Campinas e nos derivados de petróleo consta Guarulhos. Em caso de empate ou consumo zero de determinado energético os municípios são apresentados no ranking em ordem alfabética.

Os dados são atualizados anualmente pela Secretaria de Energia e Mineração no mês de setembro. O Ranking Paulista de Energia pode ser acessado na aba Dados Energéticos no menu do site da Secretaria em www.energia.sp.gov.br


+ Desenvolvimento