​Governo de Minas promove “Etapa Devolutiva” em São Sebastião do Paraíso

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 30 de novembro de 2015 às 15:36
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:32
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Região é a primeira do cronograma dos 17 territórios que serão revisitados pelo Governo do Estado

Participaram 851 pessoas que levantaram 558 demandas nas etapas anteriores (Foto Governo MG)

O município de São Sebastião do Paraíso (78 km de Franca) recebe, nesta terça-feira (1/12), a etapa devolutiva do Fórum Regional de Governo para o Território do Sudoeste.  

A região é a primeira do cronograma dos 17 territórios que serão revisitados pelo Governo do Estado para apresentar aos Colegiados Executivos a análise feita por secretarias e órgãos governamentais dos problemas e necessidades apontados pela população e como elas foram incluídas no Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG). 

Participaram 851 pessoas que levantaram 558 demandas nas etapas anteriores, conforme gráfico abaixo:

Para Mariana Soares Silva, da Associação Esporte, Cultura e Lazer de Passos, no Sudoeste, além da possibilidade de falar, a população precisa “ver o retorno positivo de sua demanda”. “É muito bom termos o governo perto do povo e queremos ver as coisas acontecendo”, comentou.

Os Fóruns Regionais foram concebidos para abrir um canal de interlocução do Governo com a sociedade para o exercício da gestão participativa. O primeiro passo foi identificar as necessidades de cada região para que o Governo crie as políticas públicas mais adequadas.

“Vamos discutir os dados obtidos e planejar ações para as próximas etapas dos Fóruns Regionais de Governo”, afirma o coordenador geral dos Fóruns Regionais de Governo, Fernando Tadeu David. As outras regiões também irão sediar encontros conforme o cronograma.

PAPEL DO COLEGIADO

O Colegiado Executivo ficará com a missão de coordenar os encontros juntamente com o secretário executivo de cada território.  O grupo é composto por 25 membros da sociedade civil; 16 representantes do Governo Estadual; prefeitos; vereadores; representantes do Legislativo estadual e federal; Executivo; Judiciário – Ministério Público, Tribunal de Justiça de Minas Gerais e Defensoria Pública Estadual.

GOVERNAR

As contribuições da sociedade serviram como base para a elaboração do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) – documento que contém todos os projetos e atividades que o Executivo pretende implantar nos próximos quatro anos – e do Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI), que detalha o planejamento do Estado até 2027.

De acordo com o secretário de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães, a execução das obras e de outras necessidades definidas nos fóruns regionais depende do tamanho, valor e até de redefinições de políticas, mas estima-se que em até um ano, as ideias começam a ser executadas.

“Os indicadores demográficos mineiros estão detalhados e utilizados pela primeira vez para fins de gestão. Vamos aliar essa ferramenta à realidade do caixa do Estado para deslanchar desenvolvimento em toda Minas Gerais”, explica o secretário, que acredita no sucesso da gestão regionalizada.


+ Cidades