Governo cancela provas do Enem em Franca por queda de energia elétrica

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 5 de novembro de 2018 às 06:12
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:08
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Problema ocorreu em só duas cidades do país; Franca foi destaque negativo até no Fantástico

Quem assistiu o Fantástico na noite deste domingo viu que Franca foi citada em uma das principais matérias da revista eletrônica, sobre o ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio.

Durante a matéria, foi dito que em somente duas cidades do país houve queda de energia, prejudicando os estudantes que faziam a avaliação, sendo Franca uma delas.

Assim, a informação oficial do governo federal é que as provas tiveram que ser canceladas em dois locais de avaliação, um em cada município: um em Porto Nacional (TO) e um em Franca (SP) devido a falta de energia elétrica. 

Em outros locais de prova, como a Universidade de Franca, a energia faltou diversas vezes durante a avaliação, mas foi possível a conclusão das mesmas pelos estudantes.

Segundo o Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, esses estudantes poderão fazer o segundo o dia de prova normalmente.

O Enem será reaplicado nos dias 11 e 12 de dezembro para esses estudantes. Aqueles que forem prejudicados poderão fazer apenas o dia do exame que não conseguiram fazer na data regular.

Segurança

Duas pessoas foram presas em Montes Claros (MG) por uso de ponto eletrônico no exame. Essas pessoas já vinham sendo monitoradas pela Polícia Federal. Além desses participantes, 69 foram eliminados, dois por se recusarem a ser revistados por detector de metal e 67 por descumprimento das regras do edital, como ausentar-se antes do horário permitido, não atender orientações dos fiscais, entre outras.

Neste ano, a aplicação do Enem conta com cinco vezes mais detectores de metais. Todos os banheiros passaram a contar com detectores. Além disso, todas as medidas de segurança da edição passada foram mantidas.

O Enem é monitorado, pela primeira vez, no Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), além dos Centros Integrados de Comando e Controle Regionais (CICCR), distribuídos pelas unidades da Federação e com representantes de todas as forças de segurança envolvidas na aplicação.

Os candidatos também poderão usar a Página do Participante para denunciar qualquer intercorrência que tenha atrapalhado a execução da prova. Podem usar o canal para denunciar também fake news, notícias falsas que recebam. Os participantes podem também entrar em contato com o Inep pelo telefone 0800-616161.  


+ Educação