Ginástica em casa: professores de Franca dão aulas gratuitas pela internet

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 19 de maio de 2020 às 10:12
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:44
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Educadores físicos gravam vídeos para crianças, adultos e idosos, às quartas, quintas e sextas-feiras

Um grupo de professores de educação física em Franca decidiu ajudar os alunos e a comunidade a se exercitarem em plena pandemia por meio de vídeo-aulas e de transmissões ao vivo na internet. 

Para a turma, a prática ajuda o bem-estar emocional e físico.

No Instagram, os professores compartilham diariamente vídeos motivacionais, com orientações e dicas rápidas sobre como praticar exercícios físicos dentro de casa. 

Às quartas-feiras, quintas e sextas-feiras à tarde, eles ainda fazem lives por volta das 17h.

“A prática regular de atividade física é importante para mantermos a saúde e o bem-estar.Combate o sedentarismo e os riscos de doenças ligadas a ele. É muito importante ter essa regularidade, principalmente neste momento que não pode frequentar uma academia”, diz a professora Rita de Cássia Albano, que coordena o projeto.

Treinos caseiros

O conteúdo dos vídeos varia. Em um deles, um professor ensina zumba e exercícios funcionais. Em outro, há dicas de treinos simples para idosos, focado em alongamentos.

Já em uma vídeo-aula para adultos, uma professora ensina um treino de intensidade moderada para membros inferiores, com agachamentos feitos com apoio de cadeiras. Materiais que todo mundo tem em casa acabam virando equipamentos úteis.

Sem as aulas presenciais, a forma de dar andamento ao projeto que já era realizado e atendia cerca de 300 pessoas entre crianças, jovens, adultos e idosos, foi utilizar as redes sociais para seguir com as orientações sobre a importância de um bom condicionamento físico.

“Melhora não só a parte biológica, mas a física e a social, já que você pode compartilhar este momento com a família, fazer junto com as crianças, com o pai, com a mãe”. 

“É importante manter a mente ocupada e isso traz um bem-estar neste momento que a gente necessita”, diz a professora.

Para assistir às vídeo-aulas gravadas e acompanhar as transmissões ao vivo, basta seguir a conta do projeto no Instagram (@PUFProjetounifranemforma). 


+ Cotidiano