Gilson “joga” problemas financeiros da Prefeitura na conta dos servidores

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 19 de maio de 2018 às 14:48
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:44
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Segundo assessores do prefeito Gilson de Souza, ações podem inviabilizar trabalho da Prefeitura

​O prefeito Gilson de Souza (DEM) tem tomado posturas que têm irritado os servidores públicos municipais de Franca. 

Nos últimos meses, foram dois episódios que só serviram para derrubar o prestígio do chefe do Poder Executivo com o funcionalismo.

Recentemente, o prefeito fechou questão sobre a pauta do reajuste do funcionalismo. 

Ignorou os pedidos e necessidades dos servidores e, embora dentro da lei, concedeu somente o índice da inflação, sem aumento real, e um aumento discreto no Vale Refeição.

Agora, o problema é outro. O prefeito quer reduzir o valor de obrigações de pequeno valor, de 30 salários mínimos para sete salários mínimos. 

Se isso acontecer, as ações dos servidores municipais vencidas contra a Prefeitura, acima de R$ 6,6 mil, serão pagas com prazo de até dois anos, sendo que, pela regra atual, a Prefeitura teria que pagar à vista.

O prefeito Gilson de Souza alega que não tem dinheiro e que restam R$ 34 milhões para quitar todas as ações. 

Diz que o valor, em torno de 5% do orçamento anual de Franca, inviabilizaria ações e projetos da Prefeitura. 

É como se a culpa dos problemas de gestão financeira de Franca estivessem todos ligados às ações – legítimas – dos funcionários públicos.

A categoria obviamente está irritada. Pelo menos grande parte dela, pois são dois mil servidores, dos 4,7 mil, com ações contra o município cobrando pagamentos irregulares feitos ao longo dos últimos anos relativos a férias.

É possível que todo este contingente, irritado e chateado com Gilson, tido até então como um homem simples e próximo da população, trabalhe contra ele e seus apadrinhados políticos nas próximas eleições. 

Em outubro, seu filho, Gilsinho, será candidato a deputado federal. Sua votação expressará se o povo francano – e não só os servidores – estão satisfeitos com seu governo. 


+ Política