​Gestoras das Apaes têm palestra sobre formas de comunicar credibilidade

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 17 de maio de 2019 às 17:54
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:33
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O evento foi após assembleia da Federação das Apaes do Estado de São Paulo, em Pirassununga

Gestoras e presidentes de Apaes do Estado de São Paulo fizeram capacitação com palestra sobre como a comunicação auxilia a construir e fortalecer o movimento apaeano.

“Comunicação Efetiva para líderes” foi ministrada pelo doutor Acir de Matos Gomes nesta sexta-feira (17).

Participaram 50 pessoas que atuam como presidente  ou na gestão de Apaes no Estado.

O evento aconteceu após assembleia geral ordinária da Federação das Apaes do Estado de São Paulo (FEAPAES-SP), na Secretaria Municipal de Educação de Pirassununga.

A federação atua no assessoramento, além de promover cursos, capacitações e projetos que beneficiem as 305 Apaes do Estado de São Paulo. 

Essas instituições atendem juntas mais de 60 mil pessoas todos os dias. 

O aperfeiçoamento do trabalho das Apaes é uma meta da federação, que em 2014 recebeu a norma internacional certificação ISSO 9001. 

A contribuição no gerenciamento e na organização de sistemas de atendimento faz parte do trabalho que a FEAPAES-SP realiza com as entidades.

“Um cuidado da nossa gestão é sempre oferecer capacitações com temas que realmente viessem a aprimorar os conhecimentos dos profissionais que exercem nossa atividade fim. Acreditamos que a educação é o alicerce de qualquer sociedade, e ela nunca foi tão discutida e cobrada, fazendo com que os profissionais não só estejam aptos à prática de suas funções, mas também a vencer os novos desafios e obstáculos que fazem parte do complexo cotidiano das APAES. A atualização profissional nos torna mais preparados para defender e garantir os diretos das pessoas com deficiência”, diz Cristiany de Castro, presidente da FEAPAES-SP.

O professor Acir de Matos é atualmente procurador da FEAPAES-SP, que tem sede em Franca, e sua formação compreende o doutorado em Língua Portuguesa, com ênfase em retórica jurídica pela PUC-SP, além de ser professor no Mestrado e Doutorado em Linguística da Universidade de Franca. 

O palestrante também ocupa o cargo de vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Franca.

“Dentro da assembleia vamos trabalhar essa questão da comunicação, de como os presidentes das Apaes e demais participantes projetam-se ou se mostram para a sociedade de forma a construir uma comunicação que ajude a preservar e validar o nome da Apae. Para que também a instituição tenha cada vez mais credibilidade no trabalho que é desenvolvido”, detalha Acir de Matos.

O doutor em Língua Portuguesa, com ênfase em retórica jurídica, ressalta que as Apaes já são reconhecidas pelo trabalho que promovem na comunidade, atuando na defesa de direitos da pessoa com deficiência intelectual e múltipla. 

Ele pondera que além das ações que existem, os gestores precisam, bem como, garantir a reafirmação dos resultados para que a instituição continue crescendo tanto em atendimento, como em reconhecimento.

“A partir da comunicação, os gestores podem reforçar a credibilidade das Apaes. O nome da Apae, em si é muito forte. Mas não é somente isso que sustenta o trabalho. É necessário atentar-se para outros fatores, e isso tem uma relação muito intrínseca com a forma de se comunicar”, detalha.


+ Educação