Fundação Educandário “Cel. Quito Junqueira completa 81 anos em Ribeirão Preto

  • Entre linhas
  • Publicado em 9 de maio de 2019 às 22:47
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:32
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Instituição oferece educação integral para crianças e adolescentes entre 4 e 18 anos, além de oficinas

A Fundação Educandário “Cel. Quito Junqueira”, que completa 81 anos em 13 de maio, oferece educação integral para crianças e adolescentes entre 4 e 18 anos através do Colégio Camillo de Mattos, com ensino regular nas áreas de educação infantil e ensino fundamental, e do Projeto EducaJovem, com oficinas de contraturno na sede e em instituições parceiras para estudantes de escolas públicas.

Fundada por Francisco Maximiano Junqueira, conhecido como Coronel Quito, e sua esposa, Theolina Zemilla de Andrade Junqueira, Dona Sinhá, em 13 de maio de 1938, o então “Abrigo de Menores de Ribeirão Preto – Educandário Cel. Quito Junqueira” surgiu com o objetivo de acolher jovens de famílias que não apresentavam condições de custear o desenvolvimento completo de seus filhos, como saúde, educação, alimentação e moradia.

Até 1997 a entidade funcionava como regime de internato e a partir de 1998, com o advento do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8069/90), que o regime de internato teve fim e o Educandário, como tornara-se conhecido, passou a atender jovens de ambos os sexos em regime aberto. Em 2007, os serviços oferecidos foram reorganizados para atendimentos de educação básica e contraturno escolar, atendendo por ano mais de 1.000 crianças e adolescentes.

A educação básica através do Colégio Camillo de Mattos compreende a educação infantil I e II e ensino fundamental I e II, direcionados para crianças e adolescentes de 4 a 15 anos. As atividades de formação acadêmica são oferecidas nos períodos da manhã e da tarde, com um quadro curricular que atende a legislação vigente. São oferecidas as disciplinas do núcleo comum e enriquecidas com aulas de Leitura e Produção Textual, Raciocínio Lógico e Matemático, Geometria, Qualidade de Vida, Valores Humanos, Empreendedorismo, Atividades Esportivas em diversas modalidades e Xadrez. Os alunos vivenciam o conhecimento em aulas práticas nos laboratórios de Ciências e Biologia, Sala de Multimeios, Biblioteca e Museu, além de terem acesso às mais inovadoras tecnologias. Participam de estudos de meio que envolvem a convergência de conteúdo em Usinas Açucareiras, Museus e Exposições, Pinacoteca, MASP, e outros espaços que podem contribuir para a qualidade do ensino.

O programa de contraturno, implantado em 2014, oferece através do Projeto EducaJovem oficinas para estudantes de escolas públicas com idade entre 6 e 18 anos. O objetivo é proporcionar o aumento do repertório sociocultural com atividades que estimulem a autonomia, a iniciativa, a comunicação e a sociabilidade, visando o pleno desenvolvimento pessoal e social. Além de estimular o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, o retorno ou a permanência na escola. O EducaJovem além de oferecer atividades em sua sede, oferece também oficinas em espaços parceiros, somando, nesses 05 anos, 12 escolas municipais e estaduais. Neste ano a parceria se estendeu para os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Secretaria Municipal da Assistência Social. As atividades são realizadas em 04 Núcleos de Atendimento à Criança e ao Adolescente, sendo eles, Núcleo do Simioni; Cynira Saud Said; Vila Mariana e Horto Municipal. A metodologia é baseada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) da ONU o que rendeu grandes reconhecimentos nacionais, em 2015 o projeto ficou como semifinalista do Prêmio Itaú Unicef e em 2017 recebeu a Certificação de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil. 

Todo o atendimento da Fundação Educandário é gratuito e a instituição oferece o material escolar, didático e necessário para a realização das atividades, além do uniforme, alimentação, atendimento odontológico e acompanhamento psicossocial. Com isso, neste ano recebeu o prêmio Top Of Mind concedido pela ACIRP a importantes entidades sociais de Ribeirão Preto pelo trabalho realizado diariamente no atendimento aos educandos e suas famílias.

Além disso, a Fundação possui a Biblioteca Dr. Waldemar Barnsley Pessoa, localizada no Campus do Educandário, com um acervo de mais de 11 mil livros e é mantenedora de uma das bibliotecas mais antigas, importantes e acessíveis de Ribeirão Preto, a Biblioteca Cultural Altino Arantes, localizada na área central de Ribeirão, que conta com um acervo diversificado de mais de 40 mil títulos disponíveis para a população e que está passando por uma grande reforma prevendo a restauração e  ampliação do espaço físico.

Saiba mais: www.educandariorp.com.br / fb.com/fundacaoeducandariorp


+ Cidades