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O motorista deve ficar atento ao funcionamento de alguns itens importantes, como bateria
Não são somente as pessoas, os pets e as plantas que precisam receber mais atenção durante os meses frios do ano. No inverno, os carros também precisam de um olhar um pouco mais cuidadoso de seu dono.
E para evitar surpresas em meio a temperaturas baixas de inverno, e deixar a manutenção do veículo em dia, o motorista deve ficar atento ao funcionamento de alguns itens importantes como bateria, pneus, palhetas, ar condicionado e partida no motor.
Em períodos de inverno, os motoristas podem ter problemas antes mesmo de sair de casa para o trabalho ao tentarem dar a partida no carro. A persistência em tentar fazer o veículo ‘pegar’ pode provocar a descarga mais rápida da bateria, pois é justamente nesses períodos que elas são mais exigidas. Não adiantar ter pressa.
Outra dica importante está relacionada aos aditivos e óleos utilizados pelo motorista, que na maioria das vezes esquece de olhar o que está indicado no manual do proprietário.
Em temperaturas baixas, os aditivos do carro têm uma função extremamente importante que é de evitar a corrosão de várias partes do sistema de arrefecimento. Com o frio, é indicado que o motorista use um óleo lubrificante menos viscoso recomendado pelo manual do proprietário, pois eles facilitam a lubrificação nos primeiros momentos de funcionamento do motor.
Confira abaixo mais algumas dicas para evitar ter problemas com o carro no inverno:
1. Gasolina no reservatório de partida a frio – em carros bicombustível ou a álcool existe o reservatório de partida a frio para o motor. Mantenha esse reservatório cheio com gasolina, preferencialmente aditivada, para garantir uma partida mais rápida sem consumir demais a bateria do veículo.
2. Pneus – verifique a pressão de cada um dos pneus de acordo com a calibragem recomendada pelo fabricante no manual do veículo e lembre-se de fazer a verificação sempre com o pneu frio.
3. Ar-condicionado – crie o hábito de limpar e substituir o filtro do ar-condicionado para retirar todos os contaminantes externos, acumulados ao longo tempo. Não existe um prazo de quilômetros rodados aconselhado para a troca do filtro, por isso é importante procurar um mecânico de confiança.
4. Luzes e palhetas – avalie e verifique o funcionamento correto das luzes traseiras, lâmpadas de sinalização, luzes de freio, faróis, luzes de condução e também das palhetas que ajudam na visibilidade do veículo.
5. Preservando o motor – Evite acelerações com rotações muito altas logo ao dar a partida no motor. O correto é de que ele atinja a temperatura ideal de trabalho para garantir a lubrificação eficiente em todo o sistema seu sistema.