​Francanos que deixaram de votar devem procurar os cartórios eleitorais

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 25 de abril de 2017 às 05:21
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:10
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Quem não votou e não justificou poderá ter seu titulo cancelado ainda no mês de maio

Os eleitores francanos que não votaram e nem justificaram o voto nas últimas três eleições, e nem pagaram as multas correspondentes, têm até o dia dois de maio para procurar os cartórios eleitorais da cidade para regularizar sua situação.

O número é incerto, mas relevante. Se considerados os votos válidos somente para a última eleição para prefeito, no segundo turno 161 mil eleitores votaram. Perto de 70 mil não compareceram às sessões e estão em dívida com a Justiça Eleitoral.

Quem insistir em não regularizar a situação, poderá ter o seu título cancelado já em meados de maio, o que gera diversos impedimentos às pessoas, como não poder votar, ficar impedido de participar de concursos públicos, tirar passaporte e carteira de identidade, renovar matrícula em escolas públicas, realizar operações financeiras com bancos estatais, entre outras restrições.

Os eleitores cujo voto é facultativo, como jovens maiores de 16 e menores de 18 anos e idosos acima dos 70 ano, não são obrigados a fazer a regularização.

Para regularizar o título, é necessário comparecer ao cartório com Documento de Identificação (RG ou CNH), comprovante recente de residência e o título de eleitor.


+ Política