Francano Miguel Medeiros é campeão sul-americano de jiu jitsu em São Paulo

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 25 de novembro de 2017 às 17:58
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:27
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Atleta é faixa azul e, aos 16 anos, tem conquistado títulos importantes representando Franca

​O atleta Miguel Medeiros, de 16 anos, conquistou neste sábado o título de campeão sul-americano de jiu jitsu. A competição ocorre em São Paulo e é organizada pela IBJJF – International Brazilian Jiu-Jitsu Federation.

Miguel é faixa azul e se sagrou campeão na categoria peso-leve com competidores de até 69 kg. Para alcançar o título o atleta fez três lutas difíceis, mas garantiu que no final valeu a pena.

“Eu só tenho a agradecer primeiramente a Deus e ao meu pai e professor Cláudio Medeiros. Também são muito importantes nesta jornada os meus professores Iaroslav Neoral e Diego Galante, os amigos de tatame e os patrocinadores que dão melhores condições para eu evoluir e vencer”, diz Miguel.

Os bons resultados têm chamado a atenção de patrocinadores, como a fábrica de quimonos Kamikaze, de Ribeirão Preto, a academia Ativa 720, de Franca, e a FEAC -Fundação Esporte, Arte e Cultura – da Prefeitura francana.

Apesar da pouca idade, Miguel já disputou vários títulos importantes e conquistou alguns deles, como o Campeonato Brasileiro e os estaduais dos estados de São Paulo e Minas Gerais.

Seu pai e sensei, o faixa-preta Cláudio Medeiros, disse que a conquista do título sul-americano por Miguel não o surpreendente, dado os esforços do garoto no dia a dia de treinamentos. 

“Quando o treino é duro, a luta fica mais fácil e o ritmo que o Miguel treina todos os dias, e às vezes mais de uma vez ao dia, dá condições para que ele lute qualquer competição em alto nível”, garante Cláudio.

Outro lutador francano que subiu ao pódio no sul-americano é Iran Neoral, que conquistou a terceira colocação também na disputa de faixas azuis juvenis e ficou com a medalha de bronze na categoria peso-médio.


+ Esportes