Franca terá nova etapa de campanha de abordagem contra esmolas

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 8 de dezembro de 2017 às 01:17
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:28
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Ação tem como objetivo sensibilizar a população a não dar esmolas e francanos manifestam aprovação

​Depois de contabilizar nas últimas semanas, o envio de 80 moradores em situação de rua sem familiares na cidade para seus locais de origem, a secretaria municipal de Ação Social prepara uma nova etapa contra o ato de dar esmolas e abordagem. 

Esse trabalho tem dois propósitos prioritários: o primeiro deles é atualizar o diagnóstico da situação na cidade, como a identificação dessas pessoas, origem, condições de cada uma, se tem vícios ou não, boa saúde e pretensões futuras caso persistam na cidade e a outra é oferecer opções de tratamento e suporte para voltarem aos locais de origem.

O balanço até o momento tem se mostrado positivo, de acordo com a secretaria de Ação Social, que tem acompanhando algumas abordagens da equipe de busca ativa, com profissionais habilitados e engajados na campanha para sensibilizar as pessoas a não darem esmolas. 

Esse trabalho foi feito em cruzamentos de ruas e avenidas de Franca, nos horários de grande fluxo de movimento e a receptividade foi positiva em todo os sentidos. As pessoas recebiam os folhetos manifestavam sua aprovação.

Na adesão efetiva de boa parte da população à campanha está o segredo dos primeiros resultados, pois com menos dinheiro para comprar drogas ou bebidas, os moradores de ruas passam a ser mais acessíveis nas abordagens, aceitando apoio para irem para o Abrigo, buscar tratamento em clínicas de recuperação e mesmo voltar para suas cidades originárias.

Isso vem sendo feito de maneira sistemática, dia e noite, finais de semana e feriados, com visitas nos principais pontos de concentração. 

Existem ainda, algumas resistências, mas os profissionais envolvidos estão preparados, conversando e mostrando as opções que são oferecidas. 

Nos próximos dias, milhares de folhetos com orientações gerais aos munícipes, sobre as consequências do ato de dar esmolas, reiterando o apelo para a população continuar ajudando, começarão chegar nas casas das pessoas. 

O intuito é manter todos em alerta. Nesse final de ano, com apoio da Guarda Civil, também serão reforçadas as ações na área central e demais locais em que essas pessoas insistem em se reunir, causando diversos transtornos à população como já foi registrado na cidade.