Franca tem 2ª suspeita de coronavírus; Vigilância monitora 20 pessoas

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 28 de fevereiro de 2020 às 14:54
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:25
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Cerca de 20 pessoas estão sendo monitoradas em Franca, por terem tido contato com os dois casos suspeitos

A Secretaria Municipal de Saúde de Franca divulgou nota informando que investiga o segundo caso suspeito de Coronavírus na cidade. 

Trata-se de um homem, que esteve em Milão, na Itália. A cidade europeia enfrenta um surto da doença. 

O paciente passou por atendimento médico em Franca, no dia 26 de fevereiro, com sintomas semelhantes aos do Covid-19. Como estava com sintomas brandos, recebeu alta e permanece em casa.

Outro caso suspeito é de uma mulher que também esteve em Milão e procurou atendimento médico na última quarta-feira, 26, com sintomas parecidos ao do Coronavírus. Ela também recebeu alta e está de quarentena em casa.

Nos dois casos, foram coletadas amostras biológicas e feitas orientações a eles sobre as medidas de precaução domiciliar. 

O material foi encaminhado para análise em São Paulo e, assim que o resultado estiver pronto, a Secretaria de Saúde fará a divulgação para imprensa e população.

A Vigilância Epidemiológica Municipal reitera que segue rigorosamente os protocolos encaminhados pela Organização Mundial da Saúde e Ministério da Saúde no monitoramento dos pacientes e das pessoas com quem tiveram contato recentemente.

Cerca de 20 pessoas estão sendo monitoradas em Franca, por terem tido contato com os dois casos suspeitos, mas estão sem sintomas.

ORIENTAÇÕES À POPULAÇÃO:

Como prevenir o novo coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel descartável e jogar no lixo e higienizar as mãos depois.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
  • Etiqueta respiratória:

A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde e da Vigilância Epidemiológica, mantém as equipes de saúde em alerta e atualizadas sobre a conduta de atendimento aos casos suspeitos de Coronavírus. 

Todos os profissionais dos prontos-socorros, UBSs e Upas são orientados, desde as recepcionistas até equipe médica sobre os procedimentos a serem adotados.


+ Saúde