Franca recebe neste domingo, 15, a partir das 16h, Circuito Sesc de Artes

  • Entre linhas
  • Publicado em 14 de abril de 2018 às 20:51
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:40
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Evento promove na Praça da Matriz até as 21h30, espetáculos de música, circo, dança, literatura e cinema

Circuito Sesc de Artes, realizado pelo Sesc São Paulo, promove arte na rua para todos em Franca, neste domingo, dia 15 de abril, das 16h às 21h30, na Praça Nossa Senhora da Conceição, s/nº (Concha Acústica), no Centro. O projeto traz espetáculos de música, circo e dança, e atividades de literatura, artes visuais e cinema gratuitas e livres para todos os públicos.

A caravana do Circuito Sesc de Artes chega a Franca com o grupo de performers e palhaços Bollywood Clown, que mescla comédia circense com a música e as coreografias da televisão e do cinema indiano atual, a chamada Bollywood. Já os artistasGilberto Tomé e Heloísa Etelvina ministram a oficina Tipo, Tipo, onde os participantes podem criar suas próprias publicações, com tipos textuais e clichês de imagens, utilizando técnicas antigas da tipografia. Em artes e tecnologia, a Escola Yadaa oferece a oficina Craques da Robótica, a fim de promover uma complexa interação entre os robôs Mindstorms e o público participante da ação.

O projeto, que teve início no dia 06 e será realizado até o dia 22 de abril, circula por 120 cidades do interior, litoral e Grande São Paulo, em municípios que não têm unidades da instituição em seu território.  Com atividades de artes visuais, circo, cinema, dança, música, teatro, literatura e tecnologias e artes, a décima edição do Circuito envolve 106 trabalhos artísticos com cerca de 400 artistas em mais de 1000 ações, todas gratuitas e livres para todos os públicos, que acontecem de sexta a domingo, das 16h às 21h30.

São cerca de 600 horas de programação, com apresentações realizadas em praças e ruas, neste evento que propõe a ocupação dos espaços públicos, ampliação das possibilidades de convivência, circulação de trabalhos artísticos e reflexões sobre outras relações possíveis entre centro e periferia.

Com o Circuito Sesc de Artes, Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc SP, afirma que a instituição, voltada para a Cultura em seu espectro mais amplo, “realiza uma programação que alcança  cidades do interior e do litoral que não contam com a presença do Sesc, que traz a marca da diversidade e da pluralidade, mobilizando todos os públicos em torno da Cultura”. Miranda enfatiza que “realizar o Circuito Sesc de Artes em praças públicas, com acesso amplo e gratuito, colabora no fortalecimento das relações e das parcerias institucionais que se estabelecem localmente, pois assim mobiliza-se a comunidade em torno de atividades cujo caráter simbólico o Sesc entende como um direito fundamental de todos”.

O Sesc SP tem a parceria das prefeituras e sindicatos do comércio locais. Para a coordenação dos trabalhos, 21 unidades do Sesc em todo o Estado estão envolvidas na realização do evento que ocorre em cidades de suas regiões.

ATRAÇÕES

Gabinete de Curiosidades e Habilidades


Literatura

Tipo, tipo

Gilberto Tomé e Heloísa Etelvina (SP)

Os participantes têm a oportunidade de conhecer e experimentar a tipografia, técnica que deu origem à impressão de livros e dos jornais, por exemplo. Com a orientação dos artistas Gilberto Tomé e Heloisa Etelvina, o público cria sua própria publicação com tipos textuais e clichês de imagens, que serão montados em composição no prelo e, ao final, poderá levar sua impressão para casa.


Palavra + Imagem

Coletivo Rodas de Leitura (SP)

Com um acervo variado de livros ilustrados, mediadores convidam o público para leituras individuais e/ou compartilhadas.

Cinema
Curtas de Animação da Pixar

Exibição de uma seleção dos curtas-metragens de animação criados pelo estúdio Pixar, responsável por grandes sucessos do cinema e atualmente parte da Walt Disney Pictures.

Artes e Tecnologia

Craques da Robótica

Escola Yadaa (SP)

Nesta oficina, os participantes acompanham a montagem, a programação e interagem com robôs Mindstorms, que terão o objetivo final de chutar uma bola em direção ao gol. A cada rodada, a dificuldade do trajeto para chegar ao gol aumenta. A Escola Yadaa foi fundada por um ex-engenheiro da Nasa e busca preparar jovens para um futuro tecnológico, criativo e inovador.

Circo

Projeto Fusões / Experimentos

NEM – Núcleo de Experimentos Malabarísticos (SP)

Depois que cada um dos malabaristas Cesar Lopes, Duba Becker e Fernando Proença apresenta seu número individual, com seu equipamento e técnica, começa um jogo cômico em que o público é convocado a propor desafios cada vez mais difíceis aos três artistas, sem nenhum combinado prévio. A habilidade dos artistas é colocada à prova nesse duelo com o público.

Vivendo Malabaristicamente

NEM – Núcleo de Experimentos Malabarísticos (SP)

Os artistas do Núcleo de Experimentos Malabarísticos, recebem o público para divulgar a arte do malabarismo, sem limite de idade ou habilidade física para experimentar.  Eles utilizam claves e bolinhas de malabares para praticar os primeiros exercícios de treinamento dos participantes.

Dança

Pow Pow Pow

Bollywood Clown (SP)

Em um programa de auditório interativo realizado ao ar livre, um grupo de performers e palhaços cruzam a comédia circense com a música e as coreografias da televisão e do cinema indiano atual, a chamada Bollywood. Entre as sequências de dança, o público é convidado a participar de jogos de improvisação e humor, além de aprender as coreografias.

Música

Grupo Bongar (PE)

O grupo apresenta os festejos do Terreiro Xambá, de Olinda (PE), em uma celebração da diversidade das raízes indígenas e africanas por meio de sua arte, espiritualidade e ritmo. O coletivo divulga a cultura do coco da Xambá, a batida característica do próprio terreiro e identificada pelo rufar da alfaia de tronco de macaibeira, junto com os ritmos tradicionais do Candomblé.


+ Cultura