Franca recebe nesta quinta, 21, “Nosotros – Uma Revoada Latino-Americana”

  • Entre linhas
  • Publicado em 20 de setembro de 2017 às 18:15
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:21
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Espetáculo que explora a mitologia dos povos latinos para discutir a imigração terá entrada gratuita

Franca recebe nesta quinta-feira, 21, a apresentação gratuita do espetáculo “Nosotros – Uma Revoada Latino-Americana”, com a Fraternal Companhia de Arte e Malas-Arte, que explora a mitologia dos povos latinos para discutir a questão da imigração, resultando em uma história permeada por desafios, comicidade, música, sonhos e angústias, daqueles que ousam se aventura por terras desconhecidas.

A peça de Alex Moletta com direção de Ednaldo Freire retrata a saga de Juanito, um imigrante latino-americano que deixa seu lar em busca da sonhada “Terra Sem Mal”. A história é cantada e dançada por uma trupe de saltimbancos, liderada por Ekeko, deus andino da prosperidade, e Aracy, uma indígena brasileira andarilha.

A encenação surgiu de uma série de entrevistas com imigrantes de várias nacionalidades que moram em São Paulo e de uma investigação sobre a lenda do rei inca Inkarri e o mito guarani da Terra Sem Mal, onde não haveria fome, guerras ou doenças.

Segundo a tradição oral inca, Inkarri, o último líder desse povo, foi torturado e desmembrado pelos espanhóis. Eles enterraram cada parte de seu corpo em um lugar diferente do reino, mas isso não teria sido suficiente para matá-lo. A cabeça de Inkarri estaria viva, comandando a regeneração do resto do corpo sob a terra. Um dia ele voltaria para acabar com os dominadores e reestabelecer seu reino.

O elenco conta com a participação de Aiman Hammoud, Mirtes Nogueira, Carlos Mira, Maria Siqueira, Giovana Arruda, Harley Nóbrega e Ian Noppeney.

O espetáculo é uma realização do Sesc e conta com apoio da Prefeitura de Franca. “Nosotros” será apresentado nesta quinta-feira, 21 de setembro, às 20h, no Teatro Municipal de Franca, com entrada gratuita. No entanto, é preciso retirar os ingressos com 1h de antecedência.


+ Cultura