​Franca poderá receber mais verbas federais para aplicar em Segurança Pública

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 2 de setembro de 2016 às 05:55
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:55
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Proposta injeta recursos em municípios que possuem estabelecimentos prisionais.

Por sediar um Centro de Detenção Provisória, um Presídio Feminino, uma unidade da Fundação Casa e o Hospital Psiquiátrico Allan Kardec, o município de Franca poderá receber verbas do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP).

A medida está prevista no Projeto de Lei 4484/16 que foi aprovado na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado. A proposta injeta recursos em municípios que possuem estabelecimentos prisionais.

O projeto, de autoria do deputado Weverton Rocha (PDT-MA), também explicita o uso dos recursos do FNSP nas ações de apoio às famílias de presos e da população dos municípios em questão.

A legislação atual destina recursos apenas aos municípios que mantenham guarda municipal ou realizem ações de policiamento comunitário ou ainda instituam conselho de segurança pública.

O relator, deputado Subtenente Gonzaga (PDT-MG), afirmou que a proposta pode retirar resistências à instalação de novas unidades prisionais, o que seria fundamental para diminuir a superlotação dos presídios.

“Com a aceitação da construção de uma unidade prisional em seu território, poderá o município ter recursos para aplicar em ações que irão redundar em maior segurança para os seus habitantes, porque é notório que as ações preventivas – muito mais que as repressivas – são a verdadeira solução para que os índices de criminalidade sejam reduzidos”, argumentou.

O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pelas comissões Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Veja aqui a íntegra do Projeto

http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/prop_mostr…


+ Cotidiano