Franca passa a ser ponto de partida de peregrinos para o “Caminho da Fé”

  • Entre linhas
  • Publicado em 1 de abril de 2017 às 16:23
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:09
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Partindo de Franca, os peregrinos passarão por outras 6 cidades, como Patrocínio Paulista e Itamogi (MG)

​Para os peregrinos da cidade, que não abrem mão de se reunir com familiares e amigos para renovar e fortalecer sua fé e superar suas limitações, percorrendo o Caminho da Fé, uma boa notícia: Franca está confirmada no já tradicional roteiro “Caminho da Fé” e passa a ser um dos pontos de partida de peregrinos até o Santuário de Nossa Senhora de Aparecida, em Aparecida do Norte/SP.

Segundo Rosana Branquinho, diretora de turismo, o resultado veio através de várias tratativas mantidas com a Associação Caminho da Fé, sediada em Águas da Prata. “Existe todo um ritual na organização dessas peregrinações, onde os participantes são organizados com camisetas padronizadas e recebem um passaporte na cidade credenciada e incluída no roteiro”, comenta a dirigente, completando que “sem dúvida, a inclusão de Franca no roteiro, servirá para atrair peregrinos de cidades da região, dos municípios consorciados do Comam (Consórcio dos Municípios da Alta Mogiana) e cidades vizinhas de Minas Gerais.”

Outras cidades paulistas que são ponto de partida para o roteiro são Mococa, Cravinhos, Aguaí, Divinolândia e São Carlos, sendo Mococa a parada oficial mais próxima à Franca.

Partindo de Franca, os peregrinos passarão por outras seis cidades antes da passagem por Mococa, a saber: Patrocínio Paulista/SP, São Tomaz de Aquino/MG, Itamogi/MG, Monte Santo de Minas/MG e São Benedito das Areias, que é o último município mineiro antes do caminho adentrar novamente o estado de São Paulo até chegar ao destino final, o Santuário de Aparecida.

A Secretaria de Desenvolvimento já fez contatos iniciais com o padre Ricardo, da igreja de Santa Edwirges, de Franca, que organiza periodicamente peregrinações de religiosos do município e região, para alinhar algumas etapas seguintes, entre elas, preparar o lançamento oficial da inclusão de Franca no roteiro, definir local de concentração e a instituição que emitirá o passaporte exigido, como organizar a primeira caminhada saindo da cidade, já com o novo trajeto devidamente sinalizado com os marcos do Caminho da Fé.

O CAMINHO DA FÉ

O Caminho da Fé foi criado em 2003 e atravessa 32 cidades do Sul de Minas e São Paulo. Ao todo, são mais de 500 quilômetros até Aparecida, e a maior parte percorrida pela Serra da Mantiqueira.

Nos 12 anos de existência do Caminho da Fé, mais de 30 mil pessoas fizeram o trajeto a pé ou de bicicleta, partindo de cidades diferentes. O caminho é inteiramente sinalizado e há pousadas credenciadas que servem de ponto de apoio aos peregrinos.

A pousada de Almiro José Grings, em Águas da Prata (SP), também criador do Caminho da Fé, é uma delas, onde existem 30 leitos disponíveis. De acordo com o dono, a ideia do caminho surgiu após ele percorrer o Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, com outros dois amigos.

Saiba mais sobre o roteiro Caminho da Fé no site oficial da Associação http://caminhodafe.com.br/caminho.html.


+ Religião