Franca na expectativa de avançar para fase 2 no Plano SP contra Covid 19

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 5 de agosto de 2020 às 15:16
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 21:04
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Com abertura de novos leitos na Santa Casa e hospitais da região autoridades estreitam combate ao Coronavírus

Jean Gorinchteyn e Marco Vinholi conversam com o prefeito Gilson de Souza sobre ações de contenção do vírus em Franca - busca é de instalar mais leitos de UTI adulto

​O governador de São Paulo, João Dória, realiza nesta sexta-feira uma nova ação do Plano Ação SP de combate ao Coronavírus. 

E, a expectativa de Franca é no avanço para a fase laranja (2) isso por causa da instalação dos leitos de UTI adulto na Santa Casa de Franca e hospitais da região.

Os secretários estaduais de São Paulo, Jean Gorinchteyn – Secretaria de Saúde – e Marco Vinholi – Secretaria de Desenvolvimento Regional – estiveram em Franca na terça-feira (04/08) em reunião com o recém criado Comitê Regional de Enfrentamento à Covid 19, e também com a diretoria da Santa Casa de Franca. 

A pauta principal foi o imediato aumento de leitos de UTI para Franca e região.

O secretário Marco Vinholi, destacou os esforços que vêm sendo realizados pelos governos estadual e municipal no combate à Covid 19, confirmando que mais 35 leitos de UTI SUS serão instalados em cidades da região nos próximos dias.

Jean Gorinchteyn, por sua vez, destacou a necessidade de isolamento social, do uso de máscara e higienização individual, reafirmando que ainda estamos no meio do caminho na trajetória do vírus na região e que é preciso estar consciente da importância dos cuidados e atitudes pessoais.

COM OS PREFEITOS

No Salão “Fábio de Salles Meirelles”, no Parque Fernando Costa, os secretários foram recebidos por 19 dos 23 prefeitos que compõem os municípios da região da Alta Mogiana, bem como vereadores, secretários de Saúde, Lucy Juazeiro, diretora do DRS 8 – Escritório Regional de Saúde do Estado de São Paulo, em Franca,e outros convidados.

Na discussão com todas as autoridades, inclusive Santa Casa, foi solicitado a viabilização de mais 10 leitos de UTI para a Santa Casa de Franca, que passaria de 27 para 37 unidades.

Hoje, a Santa Casa tem 22 leitos de UTI em funcionamento, porém mais 5 deverão entrar em operação até o final de semana, conforme previsão da Instituição, totalizando os 27 já regularizados.

O prefeito Gilson de Souza se comprometeu, conforme já havia anunciado, que comprará estes 10 leitos a mais, e o Secretário de Desenvolvimento Marco Vinholi se posicionará sobre o envio urgente de mais 10 respiradores e demais equipamentos necessários.

Por sua vez, a Santa Casa de Franca disse que, se tiver autorização do Estado, pode transformar 10 leitos clínicos em 10 leitos de UTI, o que agilizaria o processo de instalação, mas que precisa ter um suporte na própria instituição ou em outro local na cidade que possa substituir os 10 leitos clínicos, em caso de necessidade.

Se todos estes esforços conjuntos se viabilizarem, Franca contará com 37 leitos de UTI SUS até o final de agosto, detalhou a delegada Graciela David Ambrósio, que antecipou a reunião com os secretários, prefeitos e diretores da Santa Casa ao se reunir com os secretários no Aeroporto Estadual de Franca.


+ Política