Franca exporta o Hallel e Paracatu, em MG, o realiza todos os anos

Paracatu é a única cidade do Estado de Minas Gerais que realiza o Hallel, criado em Franca, todos os anos

Postado em: em Religião

Centenas de cidades no Brasil e mundo a fora realizam o Hallel, mas, apenas duas realizam o evento de forma ininterrupta todos os anos. Paracatu, que é a única cidade em todo o estado de Minas a promover o Hallel e Franca (SP), onde tudo começou.

O Hallel já é um dos maiores e mais tradicionais eventos do estado e chega à sua 23º edição em Paracatu. Considerado o “Mega Evento da Fé” acontece neste próximo final de semana, 16 de junho no Parque de exposições da Coopervap.

Mais de 100 caravanas de toda a região, de várias cidades do estado de Minas, Goiás, São Paulo, Tocantins e Distrito Federal são esperadas para este dia intenso de música, adoração, música e louvor à vida.

Crianças, Jovens, família inteiras de já se mobilizam, divulgam em seus grupos, preparam suas caravanas e com o passar do tempo mais aumenta a expectativa para o dia 16 de junho, o grande dia que milhares de pessoas de todos os cantos do Brasil se reúnem em um evento que surpreende pela grandeza e pelos objetivos.

O Hallel já acontece em Paracatu há mais de 20 anos e tem o envolvimento de todos movimentos e pastorais ligados à Igreja Católica na região. Só na equipe de trabalho, são mais de 1200 pessoas que se dividem entre montagem, estrutura, organização, divulgação, praça de alimentação, logística, administração, acolhimento entre outros.

A intenção, segundo membros da Comissão Organizadora é que todos possam “vivenciar momentos de alegria, refletir sobre a sua vida e também ter acesso a diversos módulos sempre com muita comunhão com Deus durante o dia do Hallel”, conforme explica Edimar Rodrigues, um dos voluntários do Hallel.

O evento que é promovido pela Diocese de Paracatu, através da Associação Hallel, tem título de utilidade pública, faz parte do calendário oficial de eventos do município de Paracatu, tem reconhecimento através de “Lei Municipal” e este ano, será dia 16 de junho, com início às 08 horas da manhã e encerramento previsto para as 20 horas, momento em todas as atividades que realizadas em paralelo são finalizadas e os participantes se reúnem no Palco Central para o último show da noite.

“O Hallel é como se fosse um cartão postal dos nossos eventos, das festas e é mais que importante pra todos nós, jovens, crianças e adultos, termos esse dia intenso de Graça”, 
afirmou Padre Rui Honorato, um dos voluntários que está coordenando a Capela Jovem.

A entrada, como de costume, será 1 kg de alimento não perecível que serão encaminhados às famílias carentes através da Sociedade São Vicente de Paulo.

No Hallel, vários eventos acontecem em paralelo. Pregadores e Missionários que se alternam nos módulos (chamados de capelas) espalhados por todo o parque de exposições proporcionando momentos de oração, reflexão e louvor, entre eles, destacamos: Capela de Pregação, Capela da Misericórdia, Capela Mariana, Hallelzinho, Capela de Missas entre outros.

Padre Wagner José dos Santos, afirma que o Hallel é um momento de experiência íntima com Deus e que ele “aposta no Hallel” como um canal de graça na vida das pessoas. Nossa expectativa é que as pessoas possam ter verdadeiramente a sua experiência com Deus e possam sair dali levando essa experiência, para as suas casas, para a sua família, para a sua comunidade, para a sua cidade. Acreditamos e desejamos que seja mais um momento em que as pessoas vão sair dali preenchidas pelo amor de Deus,” disse o Jovem Sacerdote.

Com relação aos shows, para esse ano já estão confirmadas as participações de: Frei Gilson e Ministério Som do Monte,
Thiago Brado, Adriana Arydes, Dalvimar Gallo (ex vocalista do Anjos de Resgate), Eros Biondini, Dj Roony Mota, Nando Mendes, Fraternidade João Paulo II, entre outros.

Sobre o Hallel no Brasil

No Brasil o evento teve início na cidade de Franca (SP) em 1988, através de um movimento que nasceu dentro da Renovação Carismática, liderado por Lolita Lemos (Tia Lolita) e desde então tem se espalhado pelo Brasil e pelo mundo.

No estado de Minas Gerais, Paracatu é a única cidade a sediar o Hallel.


Artigos Relacionados