Franca conta com Serviço de Apoio Emocional aos servidores da área da saúde

  • Entre linhas
  • Publicado em 9 de março de 2017 às 11:52
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:08
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Prioridade é oferecer suporte através de acompanhamento e tratamento adequado, inclusive com especialista

Durante encontro com as chefias das unidades de Urgência, Emergência, Prontos Socorros e demais repartições da área, a Secretaria de Saúde de Franca apresentou o Ambulatório de Saúde Emocional dos Trabalhadores da Saúde – APATS.

Idealizado pelo secretário de Saúde Rodolfo Moraes Silva, o serviço apresentado conta com profissionais capacitados em Saúde Emocional, sendo coordenado pela psicóloga Sirlene Barretto.

O vice-prefeito Frank Sérgio Pereira, entusiasta da ideia, que estava presente no encontro, disse ter vivenciado diversas situações, durante visitas às UBS que realizou nestes dois meses de Prefeitura, em que pode conferir o estresse emocional a que estão sujeitos os funcionários, que durante 8h diárias atendem pessoas adoecidas, com problemas diversos, e acabam assimilando emocionalmente essas adversidades.

Todo esse contexto afeta de forma considerável a condição emocional dos servidores, comprometendo a sua saúde e, naturalmente, o seu rendimento no trabalho. Com o APATS, a prioridade é oferecer suporte para os funcionários das unidades de saúde onde, de acordo com a situação diagnosticada, terão acompanhamento e tratamento adequado, inclusive assistência de médico especialista, se necessário. Na medida em que o projeto se estruture, a intenção da prefeitura é ampliar, de forma gradativa, o serviço para outras secretarias.

O secretário Rodolfo Moraes reafirmou que “a iniciativa é dar amparo aos funcionários da Saúde, que vivem uma pressão diária e permanente, melhorando sua qualidade de vida, de modo que se recuperem do estresse diário e possam exercer de forma plena suas funções, prestando um atendimento de excelência aos usuários”.

O APATS está localizado em espaço anexo ao CEREST, na Rua Antônio Bernardes Pinto, 5175, Vila Imperador – telefone 3703-6794.


+ Saúde