Franca celebra data de Corpus Christi com missa solene e procissão na Praça

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 15 de junho de 2017 às 12:19
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:13
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Procissão de Corpus Christi na Praça Nossa Senhora da Conceição está marcada para começar às 16 horas

Corpus Christi é uma expressão oriunda do latim que significa “Corpo de Cristo”. É considerada uma das festas mais importantes para a Igreja Católica, pois celebra o mistério da eucaristia, ou seja, o sacramento do sangue e corpo de Jesus Cristo. 

No Brasil é um feriado facultativo e pode ser municipal. Isso significa que cada município deve estabelecer, através de decreto, se naquele ano será ou não feriado. Grande parte dos governos municipais e estaduais também decretam ponto facultativo na sexta-feira que sucede o feriado de Corpus Christi. 

Em 2017, todas as capitais brasileiras aderiram ao feriado de Corpus Christi. Órgãos municipais ou estaduais não terão expediente neste dia, nas localidades onde é decretado feriado. 

O comércio abre em algumas cidades, no entanto em horário diferenciado. Em Franca as lojas estão fechadas. 

A celebração de Corpus Christi é marcada por procissões em diversos estados brasileiros. A procissão é feita nas ruas, onde as pessoas podem testemunhar e adorar a representação do Corpo e Sangue de Cristo. 

Muitas cidades realizam procissões especiais onde os fiéis enfeitam o piso das ruas onde o povo vai caminhar. Usam serragem colorida, tampinhas de garrafa cobertas com papeis laminados, areia, barro, flores e mais uma infinidade de materiais. 

Pirenópolis, no estado de Goiás, possui a tradição dos tapetes de serragem colorida e flores do cerrado. 

Franca tambem sempre realiza a procissão com tapetes ao redor da Praça da Catedral. Para este ano, a procissão está marcada para às 16h.

Esse ano a cidade de Jacutinga em Minas Gerais fez 150 tapetes de trico e malha para colorir o trajeto da procissão que será às 17h.


+ Religião