Franca bate Flamengo em confronto direto e se isola na liderança do NBB CAIXA

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 9 de novembro de 2018 às 04:54
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:09
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Equipe demonstrou equilíbrio para superar o forte rival e se consolidar como um dos favoritos ao título

O Sesi Franca Basquete é o novo líder do NBB CAIXA 2018/2019. Após jogo pegado, a equipe francana bateu o Flamengo em confronto direto, no Ginásio Pedrocão, por 84 a 77, e assumiu a liderança isolada da maior competição do basquete nacional.

Com a vitória, o Franca se tornou o mais novo líder da atual edição do NBB CAIXA, com sete vitórias em oito jogos. Já o Flamengo, com a derrota no confronto direto, agora detém campanha de seis triunfos em oito oportunidades.

David Jackson protagonizou uma partida digna de aplausos contra o Flamengo. Mesmo com a grandeza do duelo, o ala norte-americano não se intimidou e foi o cestinha do jogo com 22 pontos, além de ter pego seis rebotes e alcançado 23 no índice de eficiência.

Outros três nomes foram essenciais para o êxito do Franca sobre o Flamengo: o ala Didi, com 17 pontos, o ala/pivô Lucas Dias, também com 17 pontos, e o pivô Cipolini, com 13 pontos. Ao todo, juntos com Jackson, o quarteto anotou 69 dos 84 pontos do time francano no jogo.

“Sabemos da qualidade do Flamengo e por isso aumentamos a marcação. Conseguimos ter uma consistência defensiva e anulamos algumas peças importantes. No último jogo já tínhamos melhorado nesse quesito defensivo, mas hoje foi diferente. Mesmo com nosso início ruim ninguém se desesperou e conseguimos mudar a história do jogo”, afirmou o ala/pivô Lucas Dias, do Franca.

Pelo Flamengo, o forte jogo coletivo apareceu mais uma vez. No geral, quatro jogadores alcançaram a casa de dois dígitos nas pontuações, casos do ala/armador Deryk (18 pontos), do armador Balbi (15 pontos), do ala Marquinhos (14 pontos) e do pivô Mineiro (10 pontos).

“Erramos muito no sistema defensivo. Nossa equipe depende muito da defesa e isso se tornou uma marca do nosso time nos últimos jogos. Não costumamos dar bolas fáceis para o adversário, mas hoje não conseguimos controlar o jogo. Franca é uma grande equipe e a partida foi digna do tamanho que é esse clássico, mas agora é cabeça erguida e vamos pensar nos próximos desafios que temos pela frente”, disse o ala/armador do Flamengo.

Retorno

O jogo teve o seu momento histórico: após 17 anos longe do Pedrocão, Varejão voltou a atuar no ginásio em que começou sua carreira como profissional. Formado pelas categorias de base da equipe, o pivô rubro-negro jogou na equipe francana da base até os 19 anos de idade, quando se transferiu para o Barcelona (ESP) para, depois, brilhar por anos na NBA.

O jogo

O primeiro quarto começou pegado e muito igual, mas logo um fator determinante ganhou força na partida: o jogo coletivo. Quem fez bem esse trabalho na primeira parcial foi o Flamengo, que com bom aproveitamento nos chutes (21/40, 52.5% de aproveitamento), conseguiu ir para o segundo quarto com a vantagem no resultado (21 a 15).

Após largar na frente na primeira parcial, o Flamengo voltou mal e, nos cinco primeiros minutos do segundo quarto, viu a vantagem construída no primeiro quarto ir embora. Após boas mexidas de Helinho no time francano, como a promoção do armador Alexey, do ala Didi e do pivô André Goes ao time titular, o Franca obteve uma melhora significativa na partida.

Na metade do período, a equipe da capital do basquete conseguiu virar o jogo após linda jogada do ala Didi e abriu vantagem sobre a equipe rubro-negra. O Flamengo continuou em busca de reassumir a liderança, e já nos segundos finais da parcial, o ala/armador Deryk acertou uma linda bola de 3 pontos do meio da rua e diminuiu a vantagem do time francano na ida para os vestiários (43 a 38).

Com o cenário construído no primeiro tempo, o time francano voltou para o terceiro período com tudo para manter e ampliar a vantagem no resultado. A equipe comandada por Helinho conseguiu seguir a estratégia adotada até o minuto final, quando tinha sete pontos de frente (57 a 50). Já nos segundos finais, o Flamengo emplacou bons ataques, pontuou e encostou no resultado na ida para o último período (58 a 55).

No último quarto, Franca continuou com ótima atuação e conseguiu anular bem as ações ofensivas do time rubro-negro. Com grande partida dos alas David Jackson e Didi (cada um com 8 pontos na parcial final), a equipe rumou para mais um triunfo na competição e se tornou o mais novo líder do NBB CAIXA.

“Começamos o jogo mal, principalmente por nossa defesa não ter sido tão agressiva contra uma equipe alta como é a do Flamengo. A partir do momento que subimos a defesa e começamos a pressionar um pouco mais, começamos a dominar mais o jogo e passamos a ter mais a bola na mão. O mérito é todo dos jogadores, pela intensidade que jogaram e o foco no que colocaram no que lhes foi passado por toda a comissão técnica”, reiterou o treinador do Franca, Helinho Garcia.

Agora, pelo NBB, o time francano medirá forças com o Mogi, daqui a duas semanas, no dia 19/11 (segunda-feira), no Ginásio Prof. Hugo Ramos, às 20 horas, com transmissão ao vivo no Facebook do NBB. No dia 12, a equipe vai ao Paraguai, onde disputará as semifinais da Liga Sul-Americana. 

Já o Flamengo, após a derrota, buscará a recuperação no clássico contra o Vasco da Gama, neste sábado (10/11), às 14 horas, com transmissão ao vivo na tela da Band.


+ Basquete