Franca Basquete sobra em quadra contra cearenses pela fase final da LDB

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 20 de fevereiro de 2018 às 15:53
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:35
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Placar de 94 a 47 demonstrou a superioridade dos francanos sobre o rival na tarde desta terça

Foi uma vitória com a cara de Franca. Na abertura da segunda fase do Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete, o Sesi Franca Basquete impôs seu ritmo agressivo desde o início e venceu o Solar Cearense, com tranquilidade, por 94 a 47, na manhã desta terça-feira (20/02), no Ginásio Antonio Prado Junior, em São Paulo.

O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete é uma competição nacional Sub-20 de clubes organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com apoio da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Para construir sua larga vitória, os comandados de Daniel Wattfy fizeram “jus à escola francana” e aplicaram uma intensa defesa todo o tempo. Com dobras e muita pressão na bola, o time paulista provocou 28 erros dos rivais e usou e abusou dos contra-ataques para pontuar.

Com sua intensa defesa funcionando muito bem, Franca não demorou a abrir vantagem. Em menos de cinco minutos de jogo, a diferença já estava em dígitos duplos e, ao final do primeiro quarto, os paulistas abriram 22 pontos de frente (29 a 7). Depois, a equipe ainda ampliou a diferença no período seguinte e não deu qualquer chance de reação aos nordestinos.

Quatro jogadores foram fundamentais para a vitória francana, principalmente por conta do desempenho no primeiro quarto. Gui Abreu foi o cestinha, com 19 pontos, e ainda apanhou nove rebotes. Já Felipe e Didi marcaram 17 e 15 pontos, respectivamente, enquanto que Cassiano deixou a quadra com nove pontos e nove assistências.

“É muito importante começar a fase final com uma vitória assim. A gente impôs nosso ritmo defensivo e conseguiu explorar muito bem os contra-ataques, bem no estilo de Franca mesmo. Temos que manter esse nível de concentração para os próximos jogos”, disse o armador Cassiano.

Com alta rotatividade promovida pelo técnico Daniel Wattfy, todos os 12 atletas do Franca atuaram e nenhum ficou em quadra por mais de 21 minutos. Apenas Eduardo e Lucas não pontuaram pelo time vencedor.

Para a fase final, o Basquete Cearense viajou sem quatro de seus principais jogadores. Juliano Armani, Felipe Smith, Walisson e Emílio ficaram em Fortaleza para os treinamentos do time adulto e não atuarão nas partidas em São Paulo.

“Nosso time perde muito com os desfalques, e nossa missão é dobrar nossa vontade para tentar fazer jogos equilibrados. Hoje duelamos com um dos favoritos ao título e eles fizeram uma grande partida. Conseguimos melhorar um pouco no segundo tempo e temos que levar isso para a sequência dos jogos”, disse o ala Gabriel, cestinha do time cearense, com dez pontos.

Com o triunfo, Franca largou na frente na disputa do Grupo D por duas vagas nas semifinais da LDB. Além do time do interior paulista e do Basquete Cearense, também estão nessa chave Flamengo e o anfitrião da fase final Paulistano.

Na rodada desta quarta-feira (21/02), o Franca fará novamente o primeiro jogo, às 11h15, diante do Círculo Militar do Paraná/Basquete Curitiba. Já o time nordestino duelará com o EC Pinheiros, às 15h45.


+ Basquete