​Folga esticada, feriadão e a estrada: todo cuidado é pouco ao viajar

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 7 de dezembro de 2016 às 08:23
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:03
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Para que a folga não se transforme em contratempo, tome alguns cuidados

Os francanos têm a oportunidade de aproveitar mais um feriado prolongado, o que ajuda bastante na correria própria do final do ano.

Nesta quinta-feira é feriado da Padroeira Nossa Senhora da Conceição e a folga será esticada.

Não funcionam, Prefeitura, Câmara, Detran, Poupatempo e outros serviços públicos, como as repartições federais e os bancos

Com a folga esticada, muita gente vai pegar a estrada nesse fim de semana. E como sempre, para que a folga não se transforme num grande contratempo, alguns cuidados devem ser tomados.

Primeiro em relação ao motorista, que deve estar descansado antes de iniciar o percurso. Se não estiver, adie a data de partida ou faça com que outra pessoa dirija.

A maioria dos acidentes ocorre por falha humana e não mecânica. Não ingerir bebidas, nem em pequena quantidade, também é regra básica.

O segundo ponto fundamental é checar as condições do veículo. Seja automóvel ou motocicletas, é necessário verificar o básico, como níveis de óleo e água, pneus, freios, cintos de segurança, extintor, triângulo, macaco, entre vários outros. Se o veículo não estiver em condições, não vá.

Também é importante levar anotados telefones úteis, como da Polícia Rodoviária e Polícia Federal, das concessionárias de rodovias que for transitar e do DER, dos serviços de emergência e hospitais.

Também não se esqueça de levar o cartão da seguradora e carregar todos os celulares antes de partir.

Quando se trata de estrada, todo cuidado é pouco. 


+ Trânsito