Fila das cirurgias eletivas chega a 11,5 mil pessoas na rede pública de Franca

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 15 de agosto de 2017 às 15:54
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:18
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Somente em ortopedia são 2,5 mil pacientes aguardando variados procedimentos na espera

​A fila de cirurgias eletivas da Prefeitura de Franca, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, era de 11,5 mil pessoas no final do mês de julho. 

São pacientes aguardando procedimentos diversos, não considerados pelos médicos da rede pública de saúde como urgentes ou de emergência, em especialidades diversas, como ortopedia, oftalmologia, urologia, além de outras mais.

Há casos dramáticos, como em ortopedia, onde pacientes aguardam por cirurgias para resolver problemas de saúde que, embora não os coloque em risco de morte, prejudica a qualidade de vida dos mesmos, como, num exemplo aleatório, uma cirurgia nos ligamentos do joelho ou a colocação de uma prótese.

Os casos de ortopedia geral, cuja fila comporta pacientes desde 2005, já somam 2.586 pessoas. Outros pacientes aguardam por cirurgia geral (885), ginecologia (908), otorrinolaringologia (559), urologia (573).

Outra especialidade preocupante são as cirurgias eletivas vasculares, como nos casos de varizes, onde 1909 pacientes, a grande maioria mulheres, estão esperando para fazer o procedimento.


+ Saúde