Fetanp comemora 55 anos de atividade ininterrupta neste mês de maio

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 16 de maio de 2019 às 11:21
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:33
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Poucas entidades de incremento às artes cênicas conseguem se manter em atividade por todos esses anos

A Fetanp – Federação de Teatro Amador do Nordeste Paulista – comemora 55 anos de atividades neste mês de maio. 

Fundada em 6 de maio de 1964, pelos idealistas Orlando Dompieri e jornalista José Cyrino Goulart, ambos com amplo reconhecimento pelo poder público municipal. 

Orlando dá nome uma grande avenida comercial e José Cyrino deu seu nome ao Teatro Municipal. 

Entidade sem fins lucrativos e de Utilidade Pública desde 1971, conforme Lei de número 2123, da Câmara Municipal, a Fetanp já revelou inúmeros talentos e foi porta de entrada para muitos artistas ao meio artístico.

A entidade vem superando vários desafios em um mundo de constante transformação e deixando uma história digna de ser registrada e contada no futuro, que já é hoje.

Ao longo destes anos revelou e revela artistas de Franca e região, que hoje estão atuando em diversas cidades brasileiras como profissionais.

Além disso, a Fetanp continua a realizar o Festival “Águas de Março”, que este ano de 2019 cumpriu sua 30 edição, popularizando as atividades de artes cênicas, sempre com entrada gratuita para os espetáculos, inclusive com uma campanha do “Ingresso Solidário” que recebe doações de leite e óleo, que são destinados às entidades filantrópicas e beneficentes de Franca, distribuídas através do Fussol Fundo Social de Solidariedade do Município.

A entidade mantém uma biblioteca especializada em livros de artes cênicas, que leva o nome de Laduzzi, homenagem dos atuais diretores da Fetanp ao saudoso ator e escultor Luiz Antonio Duzzi. Esta é a única biblioteca especializada em toda a região do nordeste Paulista.

“A Fetanp é administrada por voluntários e amadores de teatro”, esclarece o atual presidente José Reinaldo Cardoso Junior, também integrante do Grupo Teatral Painel, que juntamente com Rejane Aparecida Genaro fazem parte da Comissão de Curadores do Museu do Teatro Amador Paulista, que ocupa uma sala especial do Teatro Municipal de Franca.

Parceira do Instituto Cultural de Artes Cênicas do Estado de São Paulo, presidida pelo jornalista Carlos Pinto, e de 12 cidades paulistas de voluntários e pioneiros pela implantação do teatro amador no Estado, os integrantes dos Núcleos são os responsáveis pelo envio de documentos históricos para o Museu do Teatro Amador.

São 55 anos de atividades ininterruptas em Franca e em função da divulgação das artes cênicas, valendo resaltar que os administradores públicos têm valorizado e reconhecido essa trajetória cultural.

A Fetanp tem sua sede anexo ao Teatro de Bolso “Orlando Dompieri”, na Rua Nabi Haber, 250, Bairro São José.


+ Cultura