Festas juninas garantem bons negócios e aumento da renda entre os francanos

  • Entre linhas
  • Publicado em 21 de junho de 2017 às 19:21
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:14
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Produtos típicos associados às tradicionais comemorações permitem o preparo de rentáveis receitas

Diversão, boa gastronomia, quadrilhas e muita interação. Assim é junho, o mês das tradicionais e esperadas festas juninas. Nas comemorações, a variedade de pratos doces chama a atenção e atrai o olhar e o paladar de crianças e adultos. Por isso, para os confeiteiros, é o momento de colocar a mão na massa e garantir renda extra.

Foi o que fez Giovana Macedo, proprietária de uma loja de bolos na cidade de Franca que apostou nas receitas típicas da época para aumentar os ganhos. Bolo de milho assado na palha, abóbora com coco, fubá cremoso e bolo de paçoca são alguns itens do cardápio. “Os clientes entram no clima junino e eu acompanho. Nesse período, as vendas chegam a aumentar em média 7%”, diz Giovana.

O segredo para expandir o faturamento com as datas comemorativas, segundo a confeiteira, é manter a qualidade dos produtos, usar a criatividade e colocar muito amor no trabalho. Para isso, é preciso ter conhecimento sobre o setor de alimentação, e Giovana apostou na qualificação para conquistar a clientela.

“Fiz o curso de Padeiro e Confeiteiro no Senac Franca e foi o que possibilitou aperfeiçoar as técnicas de preparo e abrir meu próprio negócio. O aprendizado adquirido em sala de aula associado à experiência do dia a dia trouxe ótimos resultados”, destaca.

Michelle Munita Lima, docente da área de gastronomia do Senac Franca, reforça o quanto a qualificação auxilia na formulação de ideias e no desenvolvimento de boas receitas ao longo do ano, especialmente em períodos de festas típicas, como junho. “Quando você sabe como fazer e por onde começar, tudo fica mais fácil, além de permitir inovar o cardápio, conquistando o público”.

Para quem deseja arriscar o talento na cozinha e garantir uma renda extra com as festanças juninas, Michelle dá algumas dicas:

– Atenção aos alimentos da época. Busque incorporar nas receitas produtos como milho, amendoim e coco;

– Entenda sua clientela e o que ela procura;

-Antes de aceitar encomendas, verifique sua disponibilidade de armazenamento e entrega; a estrutura é imprescindível;

– Use produtos de qualidade, assim a preparação ficará ainda mais saborosa e trará boas vendas. 


+ Economia