​Feriado prolongado tem mais uma campanha contra a dengue em Rifaina

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 16 de outubro de 2017 às 14:59
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:23
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Turistas que chegavam à cidade e moradores receberam farto material informativo

A Vigilância Sanitária de Rifaina – Visam – realizou neste final de semana do feriado prolongado da Padroeira Nossa Senhora de Aparecida, mais um “pedágio” no Portal “Prefeito Carlos Alberto Baraldi”, na entrada da cidade, distribuindo aos motoristas que chegavam, farto material ilustrativo da campanha contra criadouros do mosquito transmissor de doenças como dengue, febre amarela, zika vírus e gripe Chikungunya. 

Segundo o Chefe da Visam – Rifaina, Rodrigo Ferreira, a grande presença de turistas na cidade no final de semana foi a oportunidade de motivar ainda mais o combate àquelas doenças, já que a cidade é modelo nas campanhas preventivas e no sucesso destas ações.

Outras medidas

No âmbito da cidade, a Visam-Rifaina está alertando àqueles que cometem regularidades e permitem a possibilidade de procriação de mosquitos transmissores de doenças como dengue, febre amarela, febre Chikungunya e o zika vírus, que um novo período de notificações e de multas previstas em lei está em vigor, com base no Código de Posturas Municipais. 

A Prefeitura de Rifaina tem feito sua parte, disponibilizando a coleta diária de lixo, limpeza de ruas e inclusive a coleta seletiva de produtos recicláveis como vidro, papel e plástic.

A disposição da Prefeitura é a de notificar os donos de terrenos abandonados e posteriormente multá-los, caso não sejam mantidos limpos.

Segundo informa a Vigilância Sanitária, a possibilidade de multa também se aplica a imóveis comerciais e residenciais, com acúmulo de lixo armazenado de forma indevida.

Os entulhos e lixos possibilitam focos do mosquito da dengue, o que tem sido alvo de ações efetivas e permanentes da atual administração. 

Os donos de terrenos não edificados, que servem para depósito de lixo e entulhos são responsáveis pela manutenção periódica das propriedades e devem contribuir para os esforços que a cidade tem feito de se manter limpa, urbanizada e longe do risco de contágios do mosquito transmissor da dengue. 

Entre as várias frentes em que atua a Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de Rifaina, além de possibilitar todo tipo de acesso e denúncia contra criadouros do mosquito aedes aegypti, também cuida da urbanização e limpeza de terrenos na cidade. 

A propriedade privada é de responsabilidade do proprietário, com a limpeza e destinação dos resíduos.  

Os terrenos baldios e sem edificação estão sendo notificados pela Prefeitura e multados de acordo com a legislação municipal a respeito da prevenção.

A negligência ao combate à dengue está sendo tratada com firmeza e aplicação de multas, até porque, os avisos e alertas foram todos dados ao longo dos últimos meses.

Segundo a Visam, a toda residência identificada com larvas, servindo como criadouro para o mosquito, será aplicada multa. Na reincidência o valor da multa será cobrado em dobro. 

Denúncias podem ser enviadas pelo aplicativo “Denguezapp” no número 99961-9236 ou pelo e-mail [email protected].

A pessoa também pode comparecer à Vigilância Sanitária, na Avenida Jose de Paula Vieira, 500 (ao lado do almoxarifado da Prefeitura) e será garantido o sigilo da denúncia.


+ Cidades