FATEC Franca obtém nota 4 no ENADE e figura entre as melhores do Brasil

  • Entre linhas
  • Publicado em 22 de dezembro de 2015 às 17:22
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:33
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Assim como Faculdade de Direito de Franca, FATEC tem ensino considerado de excelência pelo MEC

Assim como a Faculdade de Direito de Franca, FATEC obteve nota 4 no ENADE e está entre as melhores faculdades do país (Foto: Centro Paula Souza)

Definitivamente, a educação superior em Franca vem se destacando com louvor no país. É que além da Faculdade de Direito de Franca constar entre as melhores do Brasil, segundo o Ministério da Educação – MEC, conforme noticiado pelo Jornal da Franca ontem em primeira mão, a FATEC – Faculdade de Tecnologia Dr. Thomaz Novelino também comemora a boa colocação no ENADE – Exame Nacional de Desempenho de Estudantes 2014.

Veja a notícia sobre a Faculdade de Direito de Franca

O resultado foi divulgado nesta terça-feira, 22, no Diário Oficial da União, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e traz as notas dos cursos superiores no ENADE. A FATEC obteve nota 4 em 2014 – mesma nota obtida pela Faculdade de Direito de Franca – e com isso, também integra o ranking das melhores faculdades do país.

Atualmente, a FATEC Franca oferece os cursos de Tecnólogo em Gestão da Produção Industrial, Tecnólogo em Gestão Empresarial e Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

O QUE AVALIA O EXAME

O objetivo do exame é avaliar o conhecimento dos estudantes do último ano dos cursos de graduação sobre o conteúdo programático, suas habilidades e competências.

O resultado é usado para compor índices que medem a qualidade de cursos e instituições de ensino superior. Os estudantes devem fazer o Enade para obter o diploma, no entanto, não existe um desempenho obrigatório aos alunos.

Para entrar na categoria de excelência, uma instituição precisa chegar às faixas 4 ou 5 no Índice Geral de Cursos (IGC), que vai de 1 a 5. Quem não atinge a nota mínima 3 tem classificação insatisfatória, segundo o Ministério da Educação.

O IGC – Índice Geral de Cursos é o Indicador oficial do ensino superior no Brasil. O índice leva em conta a qualidade de cursos de graduação, por meio do Conceito Preliminar de Cursos (CPC) e também a nota Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), que mede o desempenho na pós-graduação.

NO PRÓXIMO ANO

Na última sexta-feira (18), o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou que o exame passará por um processo de aprimoramento em 2016. Entre as novidades está a inserção da nota do exame no currículo do aluno, de forma que possa contar como critério para acesso à pós-graduação.

Outra mudança para o ano que vem é a implantação do Enade Digital, para a aplicação da prova, e um mecanismo de avaliação mais preciso do desempenho da instituição na formação dos alunos. Serão incorporadas à nota final a taxa de desistência (estudantes que abandonaram o curso) e a evolução de desempenho, que compara a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), de ingresso na instituição, com a do ENADE, na conclusão do curso.


+ Educação