Fatec e Etecs de Franca e região abrem inscrições para Vestibulinho 2021

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 5 de dezembro de 2020 às 11:18
  • Modificado em 11 de janeiro de 2021 às 10:31
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

São vagas para cursos técnicos, integrados, especialização e para os Ensinos Médio e Superior Tecnológico

Os interessados devem entrar em contato com a unidade para verificar data e horário de atendimento

O calendário dos processos seletivos das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais está em andamento, com inscrições abertas tanto para o Vestibulinho quanto para o Vestibular do primeiro semestre de 2021 – veja datas abaixo.

A seleção para cursos técnicos, integrados, especialização e para os Ensinos Médio e Superior Tecnológico se dará por meio de análise do histórico escolar, sem a realização de prova presencial ou online.

A mudança do critério se fez necessária para atender ao distanciamento social, recomendado pelo Governo do Estado de São Paulo e autoridades sanitárias, visando preservar a saúde dos candidatos, e observando as notas atribuídas aos estudantes antes da pandemia.

Tanto Etecs (Escola Júlio Cardoso – a Industrial – e Carmelino Correa Júnior – a Escola Agrícola -) quanto Fatec da Vila Imperador vão disponibilizar computadores online aos candidatos que tiverem dificuldade de acesso à internet para fazer a sua inscrição. 

Os interessados devem entrar em contato com a unidade para verificar data e horário de atendimento. Para utilizar os equipamentos, será obrigatório o uso de máscara de proteção facial e também respeitar as demais medidas de proteção do protocolo Sanitário Institucional do Centro Paula Souza (CPS).

VESTIBULINHO DAS ETECS

Quem quiser concorrer a uma vaga para estudar nas Etecs no primeiro semestre de 2021 pode fazer a inscrição exclusivamente no site http://vestibulinhoetec.com.br, até 14 de dezembro, às 15 horas. O valor da taxa é de R$ 19.

O Vestibulinho oferece vagas, distribuídas entre os Ensinos Médio, Técnico, Integrado e Especialização Técnica. As vagas são destinadas às Etecs e às classes descentralizadas (unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob a administração de uma Etec) por meio de parcerias com as prefeituras do interior e da Capital (aulas nos CEUs) e com a Secretaria Estadual da Educação.

Modalidades de Ensino Médio

As Etecs no Estado oferecem três opções de formação adequadas às orientações da Reforma do Ensino Médio: o Ensino Médio com ênfase em Linguagens, Ciências Humanas e Sociais (1.475 vagas); Ensino Médio com ênfase em Ciências Biológicas, Agrárias e da Saúde (435 vagas); e Ensino Médio com ênfase em Ciências Exatas e Engenharias (470 vagas).

Especialização de nível médio

O Vestibulinho disponibiliza ainda 300 vagas para o curso de Gestão de Projetos, na modalidade online. Outras 320 serão distribuídas por mais sete cursos presenciais: Desenvolvimento de Aplicativos para Smartphones; Enfermagem do Trabalho; Gestão de Energia; Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição; Logística Reversa; Panificação e Confeitaria; Radiocomunicação.

Inscrições

Para se inscrever no processo seletivo, o candidato deve fazer o upload legível do documento de identidade e atestado de escolaridade com discriminação das notas de Língua Portuguesa e Matemática das séries indicadas a seguir.

Para o Ensino Médio com a opção por itinerários formativos, Novotec Integrado, AMS, Técnico Integrado ao Médio e primeiro termo do Técnico Integrado na modalidade EJA, os candidatos devem ter certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou o Exame Nacional para Certificação
de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). 

Além disso, precisam inserir as notas do oitavo ano do Ensino Fundamental de nove anos ou da sétima série do Ensino Fundamental de oito anos – as disciplinas devem ter sido concluídas até 31 de dezembro de 2019. 

As instruções para casos de reclassificação ou para quem não cursou tais séries estão na portaria disponível no http://vestibulinhoetec.com.br.

Aqueles que pretendem fazer o Ensino Técnico precisam ter concluído o Ensino Médio ou estar cursando a partir do segundo ano deste ciclo em 2021. 

O candidato que concluiu ou está cursando o ensino da EJA ou o Encceja deve ter o certificado de conclusão do Ensino Médio, declaração de que está matriculado a partir do segundo semestre da EJA, ou ter dois certificados de aprovação em áreas de estudos da EJA ou boletim de aprovação do Encceja enviado pelo MEC ou certificado de aprovação do Encceja em duas áreas de estudos avaliadas.

Para pessoas que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até a edição de 2016, certificado ou declaração de conclusão do Ensino Médio, expedido por órgão competente. As notas a serem avaliadas devem ser referentes ao nono ano do Ensino Fundamental de nove anos ou da oitava série do Ensino Fundamental de oito anos – as disciplinas devem ter sido concluídas até 31 de dezembro de 2019.

Aqueles que desejam fazer o curso de Especialização Técnica online precisam ter concluído o Ensino Médio e qualquer curso técnico ou superior. Para os presenciais, o candidato deve ter concluído o Ensino Médio e também ter cursado integralmente o Ensino Técnico associado ao curso de especialização, conforme relação disponível no site.

Em ambos os casos, candidatos devem informar as notas obtidas na segunda série do Ensino Médio – as disciplinas devem ter sido concluídas até 31 de dezembro de 2019. As instruções para casos de reclassificação ou para quem não cursou tais séries também estão na portaria disponível no site.

VESTIBULAR DAS FATECS

O processo seletivo das Fatecs oferece vagas distribuídas entre os 84 cursos superiores tecnológicos gratuitos, em todas as regiões do Estado – aumento superior a 15% em relação ao primeiro semestre de 2020 (15.565 vagas).


+ Educação