“Faça Bonito você também” envolve toda cidade durante ações em Pedregulho

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 12 de maio de 2018 às 15:50
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:44
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Atividades envolvem setores da Assistência, CRAS, Saúde e Educação

As secretarias municipais da Prefeitura de Pedregulho (Assistência Social, Saúde, Educação e Esportes), com a organização do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS – com a participação do Conselho Tutelar, realizamesforço conjugado no decorrer da próxima semana comuma série de ações ligadas ao Projeto “Faça Bonito” de orientação e combate à violência contra a criança.

As atividades têm início no dia 17/05 (quinta-feira), das 13h às 15h, na Praça da Igreja Santa Luzia, com adolescentes da Turma I do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos com jovens de 15 a 17 anos, com o “Pedágio Faça Bonito”, que terá a distribuição de chaveiros e panfletos sobre a campanha.

Os eventos seguem na sexta-feira, dia 18/05 quando ocorrem três atividades diferentes:

– Das 9h às 11h. na Praça Padre Luiz Sávio (Igreja Matriz), defronte à Casa da Cultura Marcel Aécio Abib, com a Mobilização “Faça Bonito Você Também”, com a equipe da Secretaria de Esportes e Lazer – SEL – reunindo crianças, Agentes de Saúde, Conselheiros Tutelares, equipe do CRAS, colaboradores da Campanha e moradores da cidade.

– Das 13h às 15h, nas Praças Octávio Quércia e 18 de Março, próximo ao semáforo, adolescentes da Turma II do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos com jovens de 15 a 17 anos, com o “Pedágio Faça Bonito”, que terá a distribuição de chaveiros e panfletos sobre a campanha.

– Das 13h às 16h, nas Unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) haverá “Roda de Conversa” sobre o tema “Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes: o que fazer? que será uma atividade voltada para jovens e adultos.

A CHAMADA
O slogan Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescente quer chamar a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no Brasil.

A LEI

Lei 9.970 – Instituiu o dia 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A ORIGEM

Em 1973 um crime bárbaro chocou o Brasil. Seu desfecho escandaloso seria um símbolo de toda a violência que se comete contra as crianças.

Com apenas oito anos de idade, Araceli Cabrera Sanches foi seqüestrada em 18 de maio de 1973.

Ela foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. O caso foi tomando espaço na mídia.

Mesmo com o trágico aparecimento de seu corpo, desfigurado por ácido, em uma movimentada rua da cidade de Vitória (ES), poucos foram capazes de denunciar o acontecido.

O silêncio da sociedade capixaba acabaria por decretar a impunidade dos criminosos.

Os acusados, Paulo Helal e Dante de Brito Michelini, eram conhecidos na cidade pelas festas que promoviam em seus apartamentos e em um lugar, na praia de Canto, chamado Jardim dos Anjos.

Também era conhecida a atração que nutriam por drogar e violentar meninas durante as festas. Paulo e Dantinho, como eram mais conhecidos, lideravam um grupo de viciados que costumava percorrer os colégios da cidade em busca de novas vítimas.

A capital do estado era uma cidade marcada pela impunidade e pela corrupção. Ao contrário do que se esperava, a família da menina silenciou diante do crime. Sua mãe foi acusada de fornecer a droga para pessoas influentes da região, inclusive para os próprios assassinos.

Apesar da cobertura da mídia e do especial empenho de alguns jornalistas, o caso ficou impune. Araceli só foi sepultada três anos depois. Sua morte ainda causa indignação e revolta.

MOBILIZAÇÃO
O dia 18 de maio foi instituído em 1998, quando cerca de 80 entidades públicas e privadas, reuniram-se na Bahia para o 1º Encontro do Ecpat no Brasil.

O evento foi organizado pelo Centro de Defesa de Crianças e Adolescentes (CEDECA/BA), representante oficial do Ecpat, organização internacional que luta pelo fim da exploração sexual e comercial de crianças, pornografia e tráfico para fins sexuais, surgida na Tailândia.

O encontro reuniu entidades de todo o país. Foi nessa oportunidade que surgiu a idéia de criação de um Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil.

De autoria da então deputada federal Rita Camata (PMDB/ES) – presidente da Frente Parlamentar pela Criança e Adolescente do Congresso Nacional -, o projeto foi sancionado em maio de 2000.

Desde então, a sociedade civil em Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes promovem atividades em todo o país para conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade da violência sexual.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes vem manter viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as suas Aracelis.

SÍMBOLO
A campanha tem como símbolo uma flor, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança.

O desenho também tem como objetivo proporcionar maior proximidade e identificação junto à sociedade, proximidade e identificação com a causa.

Esse símbolo surge durante a mobilização do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes de 2009.

Porém, o que era para ser apenas uma campanha se tornou o símbolo da causa, a partir de 2010.

Para alcançar esse objetivo, é necessário que a sociedade em geral Faça Bonito na proteção de nossas crianças e adolescentes.


+ Cidades