Exposição no Claretiano retrata as várias faces da imigração e a emigração

  • Entre linhas
  • Publicado em 19 de abril de 2017 às 14:16
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:10
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Mostra faz reflexão sobre as condições que determinam a aceitação de quem deixa a sua Terra Natal

O Espaço Cultural da Biblioteca ‘Pe. Elias Leite’, do Claretiano – Centro Universitário em Batatais, realiza até o dia 30 de abril, das 8h às 12h e das 14h às 18h, a exposição que retrata as várias faces da imigração e a emigração. Intitulada como “Ser Imigrante”, o objetivo da mostra, que conta com a colaboração do Museu da Imigração do Estado de São Paulo, é fazer uma reflexão sobre o conjunto de condições que determinam a aceitação de quem deixa a sua Terra Natal em busca de melhores condições de vida.

Sob a ótica da imigração a exposição mostrará por meio de objetos e fotos a chegada dos povos vindos da Alemanha, Espanha, Itália, Japão, Líbano, Bolívia, Peru, Portugal ao Brasil e a emigração de nordestinos para os diversos Estados. O objetivo da mostra é fazer com que os visitantes entendam os dois processos migratórios destes que deixaram suas origens em busca de melhores condições de vida.

Além disso a exposição servirá para proporcionar uma reflexão do que é, literalmente, os movimentos migratórios e tudo o que envolve. Isso porque no caso dos os imigrantes eles enfrentam processos burocráticos, têm dificuldades de entender o novo idioma, desconhecem os procedimentos legais e até mesmo os direitos que têm no local que acaba de chegar. Já os emigrantes podem enfrentar inúmeras diferenças culturais.

A mostra servirá como um passaporte fictício ao visitante que receberá informações detalhadas de cada país e da região nordestina. Isso porque, eles serão guiados por profissionais capacitados para explicar cada item que compõem a exposição. As escolas interessadas em trazer seus alunos devem agendar a visita pelo telefone 16. 3660-1628.

Vale lembrar que a entrada é gratuita.

Visitas:

Data: até o dia 30 de abril

Horário: das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Local: Claretiano – Centro Universitário / Claretiano – Colégio São José

Rua Dom Bosco, 466, Castelo, Batatais.

Informações e agendamento de visita: 16. 3660-1616 ou 16. 3660-1628.


+ Cidades