Exposição em Passos conta história da geração de energia de Furnas

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 23 de setembro de 2017 às 08:19
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:21
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Mostra gratuita acontece até o dia 28 de outubro, em homenagem aos 60 anos de Furnas

ma exposição que já está aberta em Passos (MG) conta até o dia 28 de outubro a história da geração e transmissão de energia no Brasil. A mostra gratuita acontece em comemoração aos 60 anos de Furnas Centrais Elétricas. (Veja fotos abaixo). 

Com fotos e vídeos do acervo da empresa, a exposição interativa destaca a construção da Usina de Furnas, primeira hidrelétrica de grande porte do país localizada em solo mineiro, além das primeiras linhas de transmissão e a evolução histórica dos empreendimentos.

“Nós fazemos um apanhado. É lógico que focamos bastante nas obras de construção da usina, mas também fazemos um apanhado geral, passamos por outras questões, outras usinas que foram adquiridas, outros empreendimentos que foram criados e chegamos até a modernidade, falando-se até em parques eólicos, eficiência energética, economia de energia, abrangendo tudo que aconteceu nesses 60 anos”, diz o gerente de comunicação de Furnas, Júlio Morgado.

A exposição mostra o contexto do Brasil e seus atores na época da inauguração da Usina de Furnas, cinco anos após a abertura da empresa.

“Falamos das personalidades da época, desde o nosso primeiro presidente, John Cotrim, até Juscelino Kubitschek, Ernesto Geisel, João Figueiredo. Falamos também de ações envolvidas em prol da cidadania, preocupação com o meio ambiente, ações sociais. Toda a identidade visual foi pautada com as estruturas geométricas das torres e linhas de transmissão”, diz o gerente de comunicação.

Os visitantes da exposição também poderão deixar sugestões em uma cápsula do tempo, que será lacrada e aberta somente nos próximos 60 anos.

“No final da exposição, as pessoas são convidadas a deixar sua visão de futuro, de como elas podem pensar no que seriam as possibilidades de geração de energia no futuro. Criamos uma cápsula do tempo onde essas mensagens serão guardadas. Passados 60 anos, essa cápsula será aberta e se tornarão públicas essas sugestões. Isso aconteceu aqui no escritório central e vai estar acontecendo em Passos”, completou Morgado.

A exposição “Furnas – 60 anos fazendo o futuro acontecer”, acontece no Palácio da Cultura, que fica na Praça Geraldo da Silva Maia, s/n, em Passos (MG). A visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, de 9h às 17h e aos sábados, de 9h às 13h. O período de visitação vai até o dia 28 de outubro e a entrada é gratuita.


+ Cultura