Expoagro 2018 sediará a final do Circuito Nacional de Marcha de Muares

  • Entre linhas
  • Publicado em 19 de maio de 2017 às 14:49
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:11
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Sonho antigo, essa conquista representa colocar Franca como destaque no cenário brasileiro

Vequer Vaz Amaral, do Haras Hebrom, celebra conquista

Na tarde desta quarta-feira, 17, a secretária de Desenvolvimento, Flávia Lancha, divulgou uma grande conquista para o município. “Em 2018, Franca será a sede da Grande Final do Circuito Nacional de Marcha de Muares. Estou muito feliz pelo trabalho desenvolvido pela minha equipe da Divisão de Agropecuária. É um evento técnico agropecuário, mas que terá repercussão extremamente positiva para todos os demais setores econômicos da cidade, desde comércio e serviços até o turístico”, afirmou Flávia Lancha.

A expectativa de realização desta Grande Final já é antiga. Mas a conquista foi “costurada” desde o começo do ano, com negociações envolvendo Jacinto Chiareli Junior, Paulo Roberto Ferreira Pinto e Célio Augusto Pereira Rodrigues, técnicos da Comissão Organizadora da Expoagro e de Carlos Soares, o “Carlim das Mulas”, organizador da Copa de Marcha Amadora e das Provas Sociais, realizadas na semana passada.

A confirmação oficial veio no último domingo, 14, ao final da Copa de Marcha de Muares, no discurso do criador Vequer Vaz Amaral, do Haras Hebrom (Patos de Minas/MG). Vequer é membro da diretoria do Circuito Nacional de Marcha de Muares e confirmou a novidade. “Não é somente uma novidade, mas um sonho realizado. Creio que era uma expectativa dos organizadores da Expoagro, mas era um sonho meu também. Então, eu confirmo que em 2018 realizaremos aqui em Franca a Grande Final do Circuito Nacional de Marcha de Muares 2017/2018, onde será consagrado os animais campeões em cada categoria (Burro, Marcha Diagonal, Mula Jovem e Mula Adulta)”, explicou Vequer.

De acordo com o expositor, o Circuito Nacional de Marcha de Muares é o evento que realmente representa a raça, porque é nele que temos o maior número de Estados brasileiros representados. “No primeiro ano do Circuito, contabilizamos 14 etapas durante todo o concurso. Já no ano passado, tivemos 12 etapas. Já neste ano, estamos extremamente confiantes que bateremos o recorde de cidades organizadoras, visto que em apenas um mês do Circuito 2017/2018, já realizamos três etapas, com esta aqui de Franca”, disse.

Uma das características que chamou a atenção do criador é que Franca tem um ambiente extremamente agradável, tanto na estrutura do parque de exposições, quanto no acolhimento oferecido pela equipe organizadora.

Perguntado sobre quais as modificações necessárias para que o Parque de Exposições “Fernando Costa” esteja devidamente organizado para receber uma Grande Final do Circuito, Vequer respondeu com um sorriso no rosto e até uma cara de surpresa. “Acho que pelo contrário. As outras cidades é que deveriam se espelhar na estrutura montada aqui e pela brilhante receptividade demonstrada a todo momento pela equipe da Comissão Organizadora da Expoagro de Franca, desde o dia que chegamos até agora no final da exposição. Franca é um exemplo. Só para exemplificar o que estou dizendo, em todos os momentos que eu e todos os muladeiro que aqui estiveram foram aos banheiros, parecia que estávamos entrando numa cozinha, de tão limpo. Isto é de se destacar. Temos que parabenizar os organizadores”, enfatizou.

Cabe agora, ao Município e aos organizadores da Expoagro, planejar, fortalecer e promover a divulgação deste evento. “É um evento grande, com a participação de muitos competidores, que vem com as suas famílias e funcionários. Então, como minha sugestão, acho que um dos fatores que precisa ser muito bem discutido é a definição da data da Expoagro 2018. Precisa fugir do Dia das Mães, porque, festa sem público é muito complicado”, finalizou.


+ Agronegócios