EXPLICANDO O TREINAMENTO FUNCIONAL

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 13 de dezembro de 2016 às 08:31
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:03
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

​Muitas tendências surgem a cada verão no meio fitness, onde umas são passageiras (lambaeróbica, por exemplo) e outras chegam para ficar. Uma dessas últimas é o treinamento funcional, que surgiu como uma maneira de se exercitar fora das salas de musculação, onde os treinos não caem na rotina, atraindo muitas pessoas.

Primeiro é importante saber que não basta usar bases instáveis ou elásticos para ser chamado de “funcional”. Essa atividade recebe esse nome pois visa treinar movimentos que serão utilizados no dia a dia de cada um, por isso “funciona”. O treinamento funcional nada mais é do que treinar o corpo para as atividades desenvolvidas na vida diária.

A abordagem dessa atividade parte do princípio que todos os nossos movimentos partem do centro para as extremidades, ou seja, partem do nosso core (tem uma coluna falando disso) para os membros. Dessa forma, a metodologia empregada diz que devemos treinar primeiro os músculos do core para termos uma base instável, e somente depois trabalhar os músculos dos membros superiores e inferiores para gerar força, potência e etc.

Os treinos podem ser divididos em fases, seguindo uma ordem lógica, onde primeiro se estimula a mobilidade e a estabilidade dos movimentos. Em seguida, a força e a resistência são empregadas, e por último, aplica-se a transferência de movimento através da velocidade, trabalhando potência muscular. Seguindo a metodologia, a intenção é ajustar o todo (core) para depois ajustar as partes (membros) afim de adaptar os movimentos para as necessidades da vida real.

Durante o treinamento funcional, não são aplicados exercícios, mas sim tarefas (também chamado WOD: workout of the day, ou tarefa do dia) embasadas nos princípios do treinamento, como individualidade, sobrecarga e principalmente o da variação, onde visa quebrar constantemente a homeostase (equilíbrio) do corpo.

Baseado nos padrões fundamentais de movimento (como puxar, empurrar, girar, saltar, agachar etc.), o treinamento funcional trabalha com todos os eixos e planos do corpo, promovendo movimentos combinados, recrutando mais músculos e, consequentemente, proporcionando maior gasto calórico. E, diferente da musculação, o treinamento funcional desenvolve várias valências físicas, como equilíbrio, lateralidade, agilidade, consciência corporal, além das capacidades musculares, como força, resistência e potência muscular.

Esta atividade é recomendada para todas as idades, e se você quiser saber um pouco mais sobre treinamento funcional ou experimentar uma aula, mande um e-mail ou acesse minhas redes sociais (Facebook, YouTube e Instagram).

Até a próxima e vamo treinar!!


+ Esportes