Exames ajudam a prevenir alguns tipos de câncer típicos do público feminino

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 10 de janeiro de 2016 às 02:41
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:34
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Exames devem ser realizados pelas mulheres, principalmente as que têm histórico familiar

​Exames periódicos realizados pelas mulheres ajudam a evitar e tratar de uma doença que vitima muita gente pelo fato de não haver uma rotina de prevenção, que é o câncer de mama e do ovário.

As mulheres precisam realizar rotineiramente, por exemplo, exames de detecção de mutação genética dos genes BRCA1 e BRCA2 em mulheres com histórico familiar do diagnóstico de câncer de mama ou de ovário.

A realização de tais exames na rede municipal já tem previsão na Lei Federal nº 11.664, de 29 de abril de 2008, assegurando a prevenção, a detecção, o tratamento e o seguimento dos cânceres do colo uterino e de mama, no âmbito do Sistema Único de Saúde.

O problema é que o mesmo não está ainda disponibilizado em Franca. Um projeto de lei no sentido de criar uma semana voltada à prevenção deste problema foi apresentado na Câmara Municipal, mas acabou rejeitado pelos vereadores. Para que ele aconteça, é necessário que seja celebrado um convênio entre a administração municipal e os governos do Estado de São Paulo e Federal ou ainda com organizações de saúde.


+ Saúde